Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4043
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
alexdeassislauria.pdf2.56 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Silva, Leonardo José da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707354D6pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Rosana de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Carneiro, Reginaldo Fernando-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713964D6pt_BR
dc.creatorLauria, Alex de Assis-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8753851D2pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-18T13:00:45Z-
dc.date.available2017-04-11-
dc.date.available2017-04-18T13:00:45Z-
dc.date.issued2016-12-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4043-
dc.description.abstractThis research is the result of questions related to the work in the Adult Education (EJA) by teachers when organizing a dynamic activity. Based on the qualitative paradigm of a research scenario, the researcher followed, registered and analyzed mathematics classes in the final cycle of Elementary School II. Thus, the paper brings the following research question: How do a group of Adult Education students perform a group task in a Mathematics classroom? With this question defined, it becomes necessary to establish the general and specific objectives of the research. The first ones are: Analyze the group dynamics of EJA students in a mathematical activity and elaborate an educational product aimed at teachers. The specific objectives are: (a) to verify how the students construct work strategies aiming at confection of the model of the paper bridge in an investigative scenario. (B) Analyze how students use mathematical skills linked to percentages, proportionality and geometry, possibly using their school memories. The results of the analyzes of only one group showed a communicative model that gradually progressed from the divergent pattern to the diffuse one caused by the participation of the teacher and the sharing of perspectives of the participants.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa é fruto de questionamentos referentes aos trabalhos na Educação de Jovens e Adultos (EJA) pelos professores ao organizarem uma atividade dinâmica. Norteado pelo paradigma qualitativo de um cenário de investigação, o pesquisador acompanhou, registrou e analisou aulas de Matemática no ciclo final do Ensino Fundamental II. Dessa forma, o trabalho traz a seguinte questão de pesquisa: Como um grupo de alunos da Educação de Jovens e Adultos realizam uma tarefa em grupo em uma sala de aula de Matemática? Com essa pergunta definida, torna-se necessário estabelecer os objetivos gerais e específicos da pesquisa. Os primeiros são: analisar a dinâmica grupal de alunos da EJA numa atividade matemática e elaborar um produto educacional voltado para professores. Já os objetivos específicos são: (a) verificar como os alunos constroem estratégias de trabalho visando a confecção da maquete da ponte de papel num cenário investigativo. (b) Analisar o modo como os alunos utilizam habilidades matemáticas ligadas a porcentagens, proporcionalidade e geometria, possivelmente utilizando de suas lembranças escolares. Os resultados das análises de apenas um grupo mostrou um modelo comunicativo que avançou gradualmente do padrão divergente para o difuso propiciado pela participação do professor e pelo compartilhamento de perspectivas dos participantes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICE – Instituto de Ciências Exataspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educação Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectTrabalho em grupopt_BR
dc.subjectCenário investigativopt_BR
dc.subjectAdult Educationpt_BR
dc.subjectGroup workpt_BR
dc.subjectInvestigative Scenariopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
dc.titleConstruindo pontes: dinâmica grupal em aulas de matemática na EJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Educação Matemática (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.