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Tipo: Dissertação
Título: Ações da equipe gestora e a participação dos professores na revisão do projeto político pedagógico de uma escola de Manaus
Autor(es): Almeida, Débora Pereira de
Primeiro Orientador: Moreira, Ana Rosa Picanço
Membro da banca: Magaldi, Carolina Alves
Membro da banca: Machado, Jane do Carmo
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado abordou o processo de elaboração e revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP) em uma escola situada na zona norte da cidade de Manaus, pertencente à rede estadual de educação do Amazonas, tendo como foco a liderança do gestor e a atuação dos professores nesse processo. Os objetivos definidos para este trabalho foram: descrever o contexto de elaboração, desenvolvimento e revisão do PPP na escola X; analisar o lugar que o PPP ocupa na instituição, discutindo em que medida o documento reflete as ações pedagógicas da escola; e propor um Plano de Ação Educacional que se configure como instrumental de apoio ao gestor diante de um processo de reestruturação e ressignificação do PPP. Utilizou-se, para isso, a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de produção dos dados entrevistas semiestruturadas. Foram selecionados três eixos para as análises dos dados: (1) gestão democrática, (2) natureza do PPP e (3) cultura do planejamento participativo na escola. Espera-se que o PAE possa contribuir para formas mais participativas e autorais dos professores na revisão do PPP.
Abstract: This thesis its was developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Public Policy Center of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case of management studied discuss approach the process of drafting and revision of the Pedagogic Political Project (PPP) was developed in a school in the north of the city of Manaus, belonging to the State Network of Amazonas Education, focusing on the school principal‘s leadership and the role of teachers regarding this process. The goals set for this study were: to describe the context in the preparation, development and review of the PPP in the school X; analyze the place that PPP takes up in the school X, to discuss especially in relation to the performance of management and work of teachers, checking to what extent the document reflects the school's pedagogical actions and propose an Educational Action Plan that is set in an instrumental support to the school‘s principal facing a restructuring process and reframing the PPP. We used a qualitative approach with instruments of production data semi structured interviews. Three analysis axes were elected: (1) democratic management, (2) nature of the PPP and (3) culture of participatory planning at school. It is expected that the PAE may contribute to more participatory and copyright forms of teachers in PPP review.
Palavras-chave: Projeto Político Pedagógico
Planejamento participativo
Gestão democrática
Pedagogical Political Project
Participatory planning
Democratic management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4036
Data do documento: 3-Nov-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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