Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4034
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
marcospaulodearaujobarros.pdf1.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A favela no audiovisual brasileiro : trajetos de sentidos no cinema
Autor(es): Barros, Marcos Paulo de Araújo
Orientador: Santana, Wedencley Alves
Miembros Examinadores: Pernisa Júnior, Carlos
Miembros Examinadores: Souza, Tania Conceição Clemente de
Resumo: Com base na perspectiva da Análise do Discurso, o presente trabalho trata do texto fílmico como materialidade – verbal e imagética – sobre a qual os processos discursivos atuam movendo sentidos. Nesse processo, aborda-se o discurso do cinema brasileiro sobre a favela e seus habitantes. Assim, o trabalho consiste em mapear as formações discursivas que marcam, diferenciadamente, os filmes “Rio 40 graus” (1955), “Cinco vezes favela” (1962), “Cidade de Deus” (2002) e “Alemão” (2014). O objetivo é compreender o funcionamento dos discursos sobre a favela, tanto no Cinema Novo quanto na Retomada e pós-Retomada do cinema brasileiro, no que eles têm de permanência, quanto de rupturas. Portanto, o nosso objeto é o discurso, embora outras questões como a relação do cinema com a memória, com a cultura, com a formação da identidade e com os demais meios de comunicação devam ser considerados.
Resumen : Based on the French perspective of Discourse Analysis, the present work addresses film text as materiality – verbal and imagery- on which the discursive processes awaken meanings. In this process, we approach the discourse of Brazilian cinema on the slum and its inhabitants. Thus, the work aims to map the different discursive formations built by movies such as "Rio 40 degrees" (1955), "Five times favela" (1962), "City of God" (2002) and "Alemão" (2014) . The goal is to comprehend the functioning of all theses discourses on the favelas, through the analysis provided by both “New Cinema” and in “Retomada Cinema”, as well as postRetomada Cinema - all strends of Brazilian cinema - addressing their continuities and ruptures. Therefore, our object is speech, although other issues such as the relationships between cinema and memory, and the one between culture and identity formation should be considered.
Palabras clave : Discurso
Favela
Cinema Novo
Cinema da Retomada
Sentido
Speech
Favela
New cinema
Retomada cinema
Meaning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4034
Fecha de publicación : 30-mar-2015
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.