https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4034
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
marcospaulodearaujobarros.pdf | 1.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | A favela no audiovisual brasileiro : trajetos de sentidos no cinema |
Autor(es): | Barros, Marcos Paulo de Araújo |
Orientador: | Santana, Wedencley Alves |
Miembros Examinadores: | Pernisa Júnior, Carlos |
Miembros Examinadores: | Souza, Tania Conceição Clemente de |
Resumo: | Com base na perspectiva da Análise do Discurso, o presente trabalho trata do texto fílmico como materialidade – verbal e imagética – sobre a qual os processos discursivos atuam movendo sentidos. Nesse processo, aborda-se o discurso do cinema brasileiro sobre a favela e seus habitantes. Assim, o trabalho consiste em mapear as formações discursivas que marcam, diferenciadamente, os filmes “Rio 40 graus” (1955), “Cinco vezes favela” (1962), “Cidade de Deus” (2002) e “Alemão” (2014). O objetivo é compreender o funcionamento dos discursos sobre a favela, tanto no Cinema Novo quanto na Retomada e pós-Retomada do cinema brasileiro, no que eles têm de permanência, quanto de rupturas. Portanto, o nosso objeto é o discurso, embora outras questões como a relação do cinema com a memória, com a cultura, com a formação da identidade e com os demais meios de comunicação devam ser considerados. |
Resumen : | Based on the French perspective of Discourse Analysis, the present work addresses film text as materiality – verbal and imagery- on which the discursive processes awaken meanings. In this process, we approach the discourse of Brazilian cinema on the slum and its inhabitants. Thus, the work aims to map the different discursive formations built by movies such as "Rio 40 degrees" (1955), "Five times favela" (1962), "City of God" (2002) and "Alemão" (2014) . The goal is to comprehend the functioning of all theses discourses on the favelas, through the analysis provided by both “New Cinema” and in “Retomada Cinema”, as well as postRetomada Cinema - all strends of Brazilian cinema - addressing their continuities and ruptures. Therefore, our object is speech, although other issues such as the relationships between cinema and memory, and the one between culture and identity formation should be considered. |
Palabras clave : | Discurso Favela Cinema Novo Cinema da Retomada Sentido Speech Favela New cinema Retomada cinema Meaning |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Comunicação Social |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Comunicação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4034 |
Fecha de publicación : | 30-mar-2015 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Comunicação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.