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dc.contributor.advisor1Santana, Wedencley Alves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777783E5pt_BR
dc.contributor.referee1Pernisa Júnior, Carlos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707069Y3pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Tania Conceição Clemente de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783235U8pt_BR
dc.creatorBarros, Marcos Paulo de Araújo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483843Y0pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-17T20:05:08Z-
dc.date.available2017-04-11-
dc.date.available2017-04-17T20:05:08Z-
dc.date.issued2015-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4034-
dc.description.abstractBased on the French perspective of Discourse Analysis, the present work addresses film text as materiality – verbal and imagery- on which the discursive processes awaken meanings. In this process, we approach the discourse of Brazilian cinema on the slum and its inhabitants. Thus, the work aims to map the different discursive formations built by movies such as "Rio 40 degrees" (1955), "Five times favela" (1962), "City of God" (2002) and "Alemão" (2014) . The goal is to comprehend the functioning of all theses discourses on the favelas, through the analysis provided by both “New Cinema” and in “Retomada Cinema”, as well as postRetomada Cinema - all strends of Brazilian cinema - addressing their continuities and ruptures. Therefore, our object is speech, although other issues such as the relationships between cinema and memory, and the one between culture and identity formation should be considered.pt_BR
dc.description.resumoCom base na perspectiva da Análise do Discurso, o presente trabalho trata do texto fílmico como materialidade – verbal e imagética – sobre a qual os processos discursivos atuam movendo sentidos. Nesse processo, aborda-se o discurso do cinema brasileiro sobre a favela e seus habitantes. Assim, o trabalho consiste em mapear as formações discursivas que marcam, diferenciadamente, os filmes “Rio 40 graus” (1955), “Cinco vezes favela” (1962), “Cidade de Deus” (2002) e “Alemão” (2014). O objetivo é compreender o funcionamento dos discursos sobre a favela, tanto no Cinema Novo quanto na Retomada e pós-Retomada do cinema brasileiro, no que eles têm de permanência, quanto de rupturas. Portanto, o nosso objeto é o discurso, embora outras questões como a relação do cinema com a memória, com a cultura, com a formação da identidade e com os demais meios de comunicação devam ser considerados.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiscursopt_BR
dc.subjectFavelapt_BR
dc.subjectCinema Novopt_BR
dc.subjectCinema da Retomadapt_BR
dc.subjectSentidopt_BR
dc.subjectSpeechpt_BR
dc.subjectFavelapt_BR
dc.subjectNew cinemapt_BR
dc.subjectRetomada cinemapt_BR
dc.subjectMeaningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleA favela no audiovisual brasileiro : trajetos de sentidos no cinemapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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