Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4010
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
daianamariaveigasigiliano.pdf4.28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Social TV: o laço social no backchannel de The X-Files
Autor(es): Sigiliano, Daiana Maria Veiga
Orientador: Caravela, Gabriela Borges Martins
Miembros Examinadores: Vieira, Soraya Maria Ferreira
Miembros Examinadores: Pucci Junior, Renato Luiz
Miembros Examinadores: Brito, Yvana Carla Fechine de
Resumo: O ambiente de convergência alterou de forma decisiva os modos de pensar, produzir, distribuir e consumir televisão. É a partir deste contexto que a social TV se configura, o fenômeno é caracterizado pelo compartilhamento de conteúdos (comentários, memes, vídeos, fotos, montagens, etc.) feito através das redes sociais (Twitter, Facebook, Snapchat, etc.) e dos aplicativos de segunda tela (TVShow Time, TV Tag, Viggle, etc.) de maneira síncrona à exibição da grade de programação.Ao estabelecer uma relação simbiótica entre a televisão e o ciberespaço, o fenômeno potencializa e reconfigura a conversação em torno do conteúdo televisivo e a experiência coletiva. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo discutir de que forma a social TV reforça o conceito de laço social de Wolton (1996). Isto é, se o autor propunha o entendimento do laço social enquanto uma experiência compartilhada que aproxima os telespectadores e as diferentes comunidades que constituem uma sociedade, estabelecendo assim um conhecimento comum entre eles, o fenômeno não só potencializa este aspecto, como também propicia a formação de comunidades momentâneas e teias colaborativas no backchannel. Nesse contexto, analisamos as ações de social TV adotadas pelo canal estadunidense Fox para engajar os telespectadores e a forma como as publicações dialogam com o universo ficcional da série The X-Files. Criada por Chris Carter, a tramaé protagonizada pelos agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Mulder e Scully são investigadores de casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais, conhecidos como x-files. Sendo assim, realizamos um estudo sobre as estratégias promovidas pela emissora estadunidense para os episódios da décima temporada de The X-Files e analisamos os conteúdos (comentários, memes, fotos, montagens, etc.) compartilhados pelos telespectadores interagentes no Twitter durante a exibição da atração. Desta forma, concluímos que, ao entrelaçar o fluxo televisivo e a temporalidade always on do Twitter, a social TV reforça o lado social de Wolton (1996) e ressignifica a experiência televisiva, possibilitando novas formas de participação, colaboração e expansão do universo ficcional.
Resumen : The convergence environment has decisively changed the ways of thinking, producing, distributing and consuming television. It is from this context that thesocial TV gets configured; the phenomenon is characterized by the content sharing (comments, memes, videos, photos, montages, etc.) made through the social networks (Twitter, Facebook, Snapchat, etc.) and the second screen applications (TVShow Time, TV Tag, Viggle, etc.) synchronously to the programming griddisplay. By establishing a symbiotic relationship between the television and the cyberspace, the phenomenon potentializes and reconfigures the conversation around the television content and the collective experience. In this sense, this master thesis aims to discuss how the social TV reinforces the concept of social bond developed by Wolton (1996). In other words, if the author proposed the understanding of the social bond as a shared experience that approachesthe viewers and the different communities that constitute a society, establishing then a common knowledge among them, the phenomenon not only enhances this aspect, but also provides the formation of momentary communities and collaborative webs in the backchannel.In this context, the social TV actions adopted by the american channel Fox to engage the viewers and the way the publications dialog with the fictional universe of the series The X-Files were analyzed. Created by Chris Carter, the plot is starred by the FBI agents Fox Mulder (David Duchovny) and Dana Scully (Gillian Anderson). Mulder and Scully are investigators of unsolved cases involving paranormal phenomena, known as x-files. Therefore, we conducted a study on the strategies promoted by the american broadcaster for the episodes of the The X-Files tenth season and analyzed the content (comments, memes, photos, montages, etc.) shared by the interacting viewers on Twitter during the exhibition of the attraction. In this way, we concluded that, by interlacing the TV stream and the always on temporality of the Twitter, the social TV reinforces the social side of Wolton (1996) and re-signifies the television experience, allowing new forms of participation, collaboration and expansion of the fictional universe.
Palabras clave : Social TV
Laço social
Twitter
Ficção seriada
The X-Files
Social TV
Social bond
Twitter
Fictional series
The X -Files
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4010
Fecha de publicación : 22-feb-2017
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.