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dc.contributor.advisor1Caravela, Gabriela Borges Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792178J6pt_BR
dc.contributor.referee1Vieira, Soraya Maria Ferreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790087Z7pt_BR
dc.contributor.referee2Pucci Junior, Renato Luiz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763873P2pt_BR
dc.contributor.referee3Brito, Yvana Carla Fechine de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782030P6pt_BR
dc.creatorSigiliano, Daiana Maria Veiga-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8723428T2pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-11T11:34:28Z-
dc.date.available2017-04-10-
dc.date.available2017-04-11T11:34:28Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4010-
dc.description.abstractThe convergence environment has decisively changed the ways of thinking, producing, distributing and consuming television. It is from this context that thesocial TV gets configured; the phenomenon is characterized by the content sharing (comments, memes, videos, photos, montages, etc.) made through the social networks (Twitter, Facebook, Snapchat, etc.) and the second screen applications (TVShow Time, TV Tag, Viggle, etc.) synchronously to the programming griddisplay. By establishing a symbiotic relationship between the television and the cyberspace, the phenomenon potentializes and reconfigures the conversation around the television content and the collective experience. In this sense, this master thesis aims to discuss how the social TV reinforces the concept of social bond developed by Wolton (1996). In other words, if the author proposed the understanding of the social bond as a shared experience that approachesthe viewers and the different communities that constitute a society, establishing then a common knowledge among them, the phenomenon not only enhances this aspect, but also provides the formation of momentary communities and collaborative webs in the backchannel.In this context, the social TV actions adopted by the american channel Fox to engage the viewers and the way the publications dialog with the fictional universe of the series The X-Files were analyzed. Created by Chris Carter, the plot is starred by the FBI agents Fox Mulder (David Duchovny) and Dana Scully (Gillian Anderson). Mulder and Scully are investigators of unsolved cases involving paranormal phenomena, known as x-files. Therefore, we conducted a study on the strategies promoted by the american broadcaster for the episodes of the The X-Files tenth season and analyzed the content (comments, memes, photos, montages, etc.) shared by the interacting viewers on Twitter during the exhibition of the attraction. In this way, we concluded that, by interlacing the TV stream and the always on temporality of the Twitter, the social TV reinforces the social side of Wolton (1996) and re-signifies the television experience, allowing new forms of participation, collaboration and expansion of the fictional universe.pt_BR
dc.description.resumoO ambiente de convergência alterou de forma decisiva os modos de pensar, produzir, distribuir e consumir televisão. É a partir deste contexto que a social TV se configura, o fenômeno é caracterizado pelo compartilhamento de conteúdos (comentários, memes, vídeos, fotos, montagens, etc.) feito através das redes sociais (Twitter, Facebook, Snapchat, etc.) e dos aplicativos de segunda tela (TVShow Time, TV Tag, Viggle, etc.) de maneira síncrona à exibição da grade de programação.Ao estabelecer uma relação simbiótica entre a televisão e o ciberespaço, o fenômeno potencializa e reconfigura a conversação em torno do conteúdo televisivo e a experiência coletiva. Nesse sentido, esta dissertação tem como objetivo discutir de que forma a social TV reforça o conceito de laço social de Wolton (1996). Isto é, se o autor propunha o entendimento do laço social enquanto uma experiência compartilhada que aproxima os telespectadores e as diferentes comunidades que constituem uma sociedade, estabelecendo assim um conhecimento comum entre eles, o fenômeno não só potencializa este aspecto, como também propicia a formação de comunidades momentâneas e teias colaborativas no backchannel. Nesse contexto, analisamos as ações de social TV adotadas pelo canal estadunidense Fox para engajar os telespectadores e a forma como as publicações dialogam com o universo ficcional da série The X-Files. Criada por Chris Carter, a tramaé protagonizada pelos agentes do FBI Fox Mulder (David Duchovny) e Dana Scully (Gillian Anderson). Mulder e Scully são investigadores de casos não solucionados envolvendo fenômenos paranormais, conhecidos como x-files. Sendo assim, realizamos um estudo sobre as estratégias promovidas pela emissora estadunidense para os episódios da décima temporada de The X-Files e analisamos os conteúdos (comentários, memes, fotos, montagens, etc.) compartilhados pelos telespectadores interagentes no Twitter durante a exibição da atração. Desta forma, concluímos que, ao entrelaçar o fluxo televisivo e a temporalidade always on do Twitter, a social TV reforça o lado social de Wolton (1996) e ressignifica a experiência televisiva, possibilitando novas formas de participação, colaboração e expansão do universo ficcional.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSocial TVpt_BR
dc.subjectLaço socialpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectFicção seriadapt_BR
dc.subjectThe X-Filespt_BR
dc.subjectSocial TVpt_BR
dc.subjectSocial bondpt_BR
dc.subjectTwitterpt_BR
dc.subjectFictional seriespt_BR
dc.subjectThe X -Filespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleSocial TV: o laço social no backchannel de The X-Filespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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