https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4009
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
rozaniadefatimasantos.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | O Programa de Intervenção Pedagógica e os desafios da alfabetização: o caso da Escola Estadual Profª Júlia Kubitschek da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina/MG |
Autor(es): | Santos, Rozânia de Fátima |
Primeiro Orientador: | Santos, Marcelo Câmara dos |
Membro da banca: | Alves, Marcio Fagundes |
Membro da banca: | Menezes, Marcus Bessa de |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo descrever as fases de implementação, monitoramento e avaliação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) na Superintendência Regional de Ensino de Diamantina/MG, com o foco na Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, da mesma cidade, e em como esta se apropriou do Programa para alcançar bons resultados na aprendizagem dos alunos e melhorar os resultados de suas avaliações internas e externas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos relativos ao referido programa, levantamento de dados feito por meio de questionários aplicados aos analistas que trabalham com o Programa na SRE, entrevistas semiestruturadas com a analista que atende a escola pesquisada, com a diretora, professoras alfabetizadoras e especialistas em Educação Básica envolvidos no desenvolvimento do PIP desta escola e, ainda, observação do cotidiano escolar por meio de visitas in loco, em que foram levantados dados e informações sobre a relação do analista com a diretora escolar, professores e especialista para o desenvolvimento do PIP. A partir dos dados levantados, construiu-se um panorama do Programa, dos atores envolvidos e do ambiente de trabalho na escola pesquisada. Com base, principalmente, na literatura sobre intervenção pedagógica, gestão eficaz e avaliação externa, constatou-se fatores de várias dimensões que definem o sucesso ou insucesso do programa na SRE-Diamantina/MG. Os dados encontrados demonstram que há relevância na implementação do Programa, no monitoramento eficaz e eficiente de uma política pública e nos bons resultados da aprendizagem dos alunos. Sendo assim, apresenta-se os resultados positivos traduzidos em “boas práticas” identificadas nesta pesquisa para divulgação, por meio de um Plano de Ação Educacional (PAE), às escolas estaduais de anos iniciais pertencentes à Superintendência Regional de Diamantina/MG, com o intuito de aprimorar, adaptar e disseminar as ações bem sucedidas. |
Abstract: | This paper aims to describe the implementation, monitoring and evaluation phases of the Programa de Intervenção Pedagógica/PIP (Pedagogical Intervention Program/PIP) in Diamantina´s Superintendência Regional de Ensino/SRE (Regional Superintendence of Education/SRE) in Minas Gerais state, on the Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek in the same city, as it has appropriated of the Program to achieve good results in learning skills and thus improve the results of its internal and external evaluation tests. The research methodology used was the analysis of documents related to that program, data collection done through questionnaires applied for pedagogical analyst who work for the Program on SRE Diamantina, semistructured interviews with this pedagogical analyst who supports the school, with the school Director, literacy teachers and the Basic Education Specialists involved in the development of this school Pedagogical Program, and, finally, daily observations through local visits, in which were raised data and information about their relationship in the school. Through the data collected, it will be possible to construct an overview about this program, the actors involved, and the work environment as well. Grounded primarily in the literature about pedagogical intervention, effective management and external evaluations, you can find the several dimensions factors that define the success or failure of the program in the SRE Diamantina MG. Our data show that efficient and effective implementation besides monitoring public policy is relevant for good learning outcomes of the students. Thus, we present the positive results in terms of "best practices" identified in this research for dissemination through a Plano de Ação Educacional/PAE (Plan of Educational Action/PEA), to the public first years schools that belong to the Superintendência Regional de Diamantina/MG (Regional Superintendence of Education) in Diamantina/MG, in order to enhance, adapt and disseminate successful actions. |
Palavras-chave: | Programa de Intervenção Pedagógica Implementação e monitoramento Bons resultados escolares Pedagogical Intervention Program Implementation and monitoring Good results at school |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4009 |
Data do documento: | 18-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.