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dc.contributor.advisor1Santos, Marcelo Câmara dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768494P4pt_BR
dc.contributor.referee1Alves, Marcio Fagundes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769408U4pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, Marcus Bessa de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776718D0pt_BR
dc.creatorSantos, Rozânia de Fátima-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8144901U6pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-11T11:34:14Z-
dc.date.available2017-04-07-
dc.date.available2017-04-11T11:34:14Z-
dc.date.issued2014-08-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/4009-
dc.description.abstractThis paper aims to describe the implementation, monitoring and evaluation phases of the Programa de Intervenção Pedagógica/PIP (Pedagogical Intervention Program/PIP) in Diamantina´s Superintendência Regional de Ensino/SRE (Regional Superintendence of Education/SRE) in Minas Gerais state, on the Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek in the same city, as it has appropriated of the Program to achieve good results in learning skills and thus improve the results of its internal and external evaluation tests. The research methodology used was the analysis of documents related to that program, data collection done through questionnaires applied for pedagogical analyst who work for the Program on SRE Diamantina, semistructured interviews with this pedagogical analyst who supports the school, with the school Director, literacy teachers and the Basic Education Specialists involved in the development of this school Pedagogical Program, and, finally, daily observations through local visits, in which were raised data and information about their relationship in the school. Through the data collected, it will be possible to construct an overview about this program, the actors involved, and the work environment as well. Grounded primarily in the literature about pedagogical intervention, effective management and external evaluations, you can find the several dimensions factors that define the success or failure of the program in the SRE Diamantina MG. Our data show that efficient and effective implementation besides monitoring public policy is relevant for good learning outcomes of the students. Thus, we present the positive results in terms of "best practices" identified in this research for dissemination through a Plano de Ação Educacional/PAE (Plan of Educational Action/PEA), to the public first years schools that belong to the Superintendência Regional de Diamantina/MG (Regional Superintendence of Education) in Diamantina/MG, in order to enhance, adapt and disseminate successful actions.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo descrever as fases de implementação, monitoramento e avaliação do Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) na Superintendência Regional de Ensino de Diamantina/MG, com o foco na Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, da mesma cidade, e em como esta se apropriou do Programa para alcançar bons resultados na aprendizagem dos alunos e melhorar os resultados de suas avaliações internas e externas. A metodologia de pesquisa utilizada foi a análise de documentos relativos ao referido programa, levantamento de dados feito por meio de questionários aplicados aos analistas que trabalham com o Programa na SRE, entrevistas semiestruturadas com a analista que atende a escola pesquisada, com a diretora, professoras alfabetizadoras e especialistas em Educação Básica envolvidos no desenvolvimento do PIP desta escola e, ainda, observação do cotidiano escolar por meio de visitas in loco, em que foram levantados dados e informações sobre a relação do analista com a diretora escolar, professores e especialista para o desenvolvimento do PIP. A partir dos dados levantados, construiu-se um panorama do Programa, dos atores envolvidos e do ambiente de trabalho na escola pesquisada. Com base, principalmente, na literatura sobre intervenção pedagógica, gestão eficaz e avaliação externa, constatou-se fatores de várias dimensões que definem o sucesso ou insucesso do programa na SRE-Diamantina/MG. Os dados encontrados demonstram que há relevância na implementação do Programa, no monitoramento eficaz e eficiente de uma política pública e nos bons resultados da aprendizagem dos alunos. Sendo assim, apresenta-se os resultados positivos traduzidos em “boas práticas” identificadas nesta pesquisa para divulgação, por meio de um Plano de Ação Educacional (PAE), às escolas estaduais de anos iniciais pertencentes à Superintendência Regional de Diamantina/MG, com o intuito de aprimorar, adaptar e disseminar as ações bem sucedidas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma de Intervenção Pedagógicapt_BR
dc.subjectImplementação e monitoramentopt_BR
dc.subjectBons resultados escolarespt_BR
dc.subjectPedagogical Intervention Programpt_BR
dc.subjectImplementation and monitoringpt_BR
dc.subjectGood results at schoolpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO Programa de Intervenção Pedagógica e os desafios da alfabetização: o caso da Escola Estadual Profª Júlia Kubitschek da Superintendência Regional de Ensino de Diamantina/MGpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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