Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3997
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
janemariaaraujopassos.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Práticas de gestão escolar e seus reflexos no desempenho de uma escola pública: o caso da Escola Estadual José Américo Barbosa
Autor(es): Passos, Jane Maria Araujo
Primeiro Orientador: Ferreira, Victor Cláudio Paradela
Membro da banca: Novaes Netto, Arsênio Firmino de
Membro da banca: Sampaio, Danilo de Oliveira
Resumo: A presente dissertação analisa as práticas de gestão escolar da Escola Estadual José Américo Barbosa, localizada no município de Mato Verde e seus reflexos no desempenho escolar, à luz da vertente da gestão escolar participativa e estratégica. As análises foram resultados de entrevistas realizadas com a equipe gestora da escola e dos questionários com os demais profissionais da escola, alunos e pais ou responsáveis representantes da comunidade escolar, como também pela observação participante e análise documental, tendo como metodologia a pesquisa qualitativa. As informações obtidas foram confrontadas com autores selecionados para construir o referencial teórico. Objetivou-se analisar como as ações de gestão influenciam no desempenho escolar. A Escola Estadual José Américo foi escolhida porque vem conseguindo transformar suas ações em resultados positivos, se destacando no desempenho dos alunos em resultados de avaliações externas dos anos finais do ensino fundamental na gestão atual e nas colocações do Prêmio de Gestão Regional de Minas Gerais.
Abstract: The present dissertation analyses the school administration practices of the State School José Américo Barbosa, localized in the city of Mato Verde and their reflections in the light of strand of participatory school management and strategic. The analyses were results of interviews with the management team of the school and of the questionnaires with the other school professionals, students and parents or guardians representatives of the school community, also by participant observation and document analysis, having as methodology the qualitative research. The informations obted were confrontation with authors selections of confection the teoric reference. It was aimed to analyze how management actions influence the performance of the school. The State School José Américo was chosen because it has been able to transform their actions into positive results highlighting itself in performance of students in results of external evaluations of the final years of primary education in the current administration and in the awards of the regional management Prize of Minas Gerais.
Palavras-chave: Práticas de gestão
Gestão escolar
Escola Estadual José Américo Barbosa
Desempenho escolar
Management practices
School management
José Américo Barbosa State School
School performance
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3997
Data do documento: 19-Ago-2014
Aparece nas coleções:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.