Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3997
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
janemariaaraujopassos.pdf2.8 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ferreira, Victor Cláudio Paradela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137488D2pt_BR
dc.contributor.referee1Novaes Netto, Arsênio Firmino de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771281Z5pt_BR
dc.contributor.referee2Sampaio, Danilo de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739565J8pt_BR
dc.creatorPassos, Jane Maria Araujo-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4306041T0pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-07T16:22:22Z-
dc.date.available2016-04-07-
dc.date.available2017-04-07T16:22:22Z-
dc.date.issued2014-08-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3997-
dc.description.abstractThe present dissertation analyses the school administration practices of the State School José Américo Barbosa, localized in the city of Mato Verde and their reflections in the light of strand of participatory school management and strategic. The analyses were results of interviews with the management team of the school and of the questionnaires with the other school professionals, students and parents or guardians representatives of the school community, also by participant observation and document analysis, having as methodology the qualitative research. The informations obted were confrontation with authors selections of confection the teoric reference. It was aimed to analyze how management actions influence the performance of the school. The State School José Américo was chosen because it has been able to transform their actions into positive results highlighting itself in performance of students in results of external evaluations of the final years of primary education in the current administration and in the awards of the regional management Prize of Minas Gerais.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação analisa as práticas de gestão escolar da Escola Estadual José Américo Barbosa, localizada no município de Mato Verde e seus reflexos no desempenho escolar, à luz da vertente da gestão escolar participativa e estratégica. As análises foram resultados de entrevistas realizadas com a equipe gestora da escola e dos questionários com os demais profissionais da escola, alunos e pais ou responsáveis representantes da comunidade escolar, como também pela observação participante e análise documental, tendo como metodologia a pesquisa qualitativa. As informações obtidas foram confrontadas com autores selecionados para construir o referencial teórico. Objetivou-se analisar como as ações de gestão influenciam no desempenho escolar. A Escola Estadual José Américo foi escolhida porque vem conseguindo transformar suas ações em resultados positivos, se destacando no desempenho dos alunos em resultados de avaliações externas dos anos finais do ensino fundamental na gestão atual e nas colocações do Prêmio de Gestão Regional de Minas Gerais.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPráticas de gestãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectEscola Estadual José Américo Barbosapt_BR
dc.subjectDesempenho escolarpt_BR
dc.subjectManagement practicespt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectJosé Américo Barbosa State Schoolpt_BR
dc.subjectSchool performancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePráticas de gestão escolar e seus reflexos no desempenho de uma escola pública: o caso da Escola Estadual José Américo Barbosapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.