Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3989
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
anamariapinhocavalcante.pdf1.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Apropriação dos resultados em língua portuguesa no ensino médio: um estudo sobre a ação gestora em uma escola estadual de Manaus
Autor(es): Cavalcante, Ana Maria Pinho
Orientador: Oliveira, Lina Kátia Mesquita de
Miembros Examinadores: Dulci, João Assis
Miembros Examinadores: Ferreira, Rosângela Veiga Júlio
Resumo: Esta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem por objetivo discutir a questão da Gestão de Resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas-SADEAM, em uma escola estadual do município de Manaus. As investigações são voltadas para a ação gestora mediante a divulgação e a apropriação dos resultados de Língua Portuguesa, com foco no Ensino Médio, em consequência do baixo desempenho nesta etapa de escolaridade, e considerando que esta disciplina faz parte do trabalho desenvolvido pela pesquisadora na Gerência do Ensino Médio - SEDUC- AM. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com a gestora e com os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, bem como pesquisa documental. O aporte teórico utilizado inclui Soligo (2010), Burgos e Canegal (2011), Lück (2007, 2009, 2012, 2013), Machado (2014), Brooke (2008), entre outros autores. O estudo apontou para o fato de que é necessário otimizar a divulgação e a apropriação dos resultados das avaliações do SADEAM para toda a comunidade escolar, com o intuito de contribuir com práticas pedagógicas eficazes para a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho propõe um Plano de Ação Educacional, voltado para melhorar a ação gestora da escola quanto aos resultados obtidos na avaliação do SADEAM.
Resumen : This work, which was developed within the Professional Master in Management and Public Education Evaluation from the Federal University of Juiz de Fora, aims to discuss the issue of Results Management on the Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas – SADEAM (System of Educational Performance Evaluation from Amazon/Brazil) in a public school in the city of Manaus/Brazil. The investigations are focused on the management action through the dissemination and appropriation of the results on Portuguese Language, focusing on High School because of the poor performance in this educational stage, and considering that this discipline is part of the work developed by the researcher in the Management of High School from SEDUC- AM (Department of Education from Amazon). This research is a case study of qualitative approach. For data collection, we made interviews with the management and the High School Portuguese teacher, and also documentary research. The theoretical approach includes Soligo (2010), Burgos and Canegal (2011), Lück (2007, 2009, 2012, 2013), Machado (2014), Brooke (2008), among other authors. Our study pointed to the fact that it is necessary to optimize the dissemination and appropriation of SADEAM‟s results for the whole school community in order to contribute to effective teaching practices for the students learning. In this sense, this paper proposes an Educational Action Plan, aimed at improving the management action from the school and the results obtained in SADEAM evaluation.
Palabras clave : Avaliação
Apropriação
Gestão escolar
Gestão de resultados
Evaluation
Appropriation
School management
Results management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3989
Fecha de publicación : 21-ene-2016
Aparece en las colecciones: Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.