Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3989
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
anamariapinhocavalcante.pdf1.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Oliveira, Lina Kátia Mesquita de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708794A7pt_BR
dc.contributor.referee1Dulci, João Assis-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133298T1pt_BR
dc.contributor.referee2Ferreira, Rosângela Veiga Júlio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4718307T8pt_BR
dc.creatorCavalcante, Ana Maria Pinho-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4448895J1pt_BR
dc.date.accessioned2017-04-07T16:08:58Z-
dc.date.available2017-04-06-
dc.date.available2017-04-07T16:08:58Z-
dc.date.issued2016-01-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3989-
dc.description.abstractThis work, which was developed within the Professional Master in Management and Public Education Evaluation from the Federal University of Juiz de Fora, aims to discuss the issue of Results Management on the Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas – SADEAM (System of Educational Performance Evaluation from Amazon/Brazil) in a public school in the city of Manaus/Brazil. The investigations are focused on the management action through the dissemination and appropriation of the results on Portuguese Language, focusing on High School because of the poor performance in this educational stage, and considering that this discipline is part of the work developed by the researcher in the Management of High School from SEDUC- AM (Department of Education from Amazon). This research is a case study of qualitative approach. For data collection, we made interviews with the management and the High School Portuguese teacher, and also documentary research. The theoretical approach includes Soligo (2010), Burgos and Canegal (2011), Lück (2007, 2009, 2012, 2013), Machado (2014), Brooke (2008), among other authors. Our study pointed to the fact that it is necessary to optimize the dissemination and appropriation of SADEAM‟s results for the whole school community in order to contribute to effective teaching practices for the students learning. In this sense, this paper proposes an Educational Action Plan, aimed at improving the management action from the school and the results obtained in SADEAM evaluation.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação Pública da Universidade Federal de Juiz de Fora, tem por objetivo discutir a questão da Gestão de Resultados do Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas-SADEAM, em uma escola estadual do município de Manaus. As investigações são voltadas para a ação gestora mediante a divulgação e a apropriação dos resultados de Língua Portuguesa, com foco no Ensino Médio, em consequência do baixo desempenho nesta etapa de escolaridade, e considerando que esta disciplina faz parte do trabalho desenvolvido pela pesquisadora na Gerência do Ensino Médio - SEDUC- AM. A pesquisa é um estudo de caso de abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas com a gestora e com os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, bem como pesquisa documental. O aporte teórico utilizado inclui Soligo (2010), Burgos e Canegal (2011), Lück (2007, 2009, 2012, 2013), Machado (2014), Brooke (2008), entre outros autores. O estudo apontou para o fato de que é necessário otimizar a divulgação e a apropriação dos resultados das avaliações do SADEAM para toda a comunidade escolar, com o intuito de contribuir com práticas pedagógicas eficazes para a aprendizagem dos estudantes. Nesse sentido, este trabalho propõe um Plano de Ação Educacional, voltado para melhorar a ação gestora da escola quanto aos resultados obtidos na avaliação do SADEAM.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programMestrado em Gestão e Avaliação em Educação Públicapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectApropriaçãopt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectGestão de resultadospt_BR
dc.subjectEvaluationpt_BR
dc.subjectAppropriationpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectResults managementpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleApropriação dos resultados em língua portuguesa no ensino médio: um estudo sobre a ação gestora em uma escola estadual de Manauspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.