Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3865
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
raquelsantoslombardi.pdf1.14 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A produção oral sob a perspectiva dos gêneros textuais e do letramento no livro didático de língua inglesa
Autor(es): Lombardi, Raquel Santos
Orientador: Silva, Marta Cristina da
Miembros Examinadores: Hemais, Barbara Jane Wilcox
Miembros Examinadores: Magalhães, Tânia Guedes
Resumo: Este trabalho tem por objetivo investigar como é tratada a produção oral em um livro didático de Língua Inglesa aprovado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2011: Língua Estrangeira Moderna, sob a ótica de teorias de gêneros (abordagens sociodiscursivas e sociorretóricas) e dos Novos Estudos do Letramento. Através de pesquisa documental, analisamos as atividades de produção oral de todos os quatro livros da coleção, tendo em vista verificar se elas se orientam adequadamente pela noção de gênero, se há diversidade de gêneros orais para além de diálogos pré-fabricados e se os gêneros são explorados tanto em termos de sua dimensão linguística quanto sociocultural, apresentando, dessa forma, propósitos comunicativos bem definidos. Observamos, ainda, se tais atividades se apresentam como formas capazes de promover, de alguma maneira, o letramento do aluno, dando condições aos aprendizes de se familiarizarem com situações que apontem para suas práticas sociais fora da sala de aula. Os resultados sinalizam para a predominância de uma oralização da escrita, levando-nos a concluir que as atividades, apesar de apresentarem alguns gêneros orais, não se ancoram adequadamente na noção de gênero, não propiciando, de forma clara, o desenvolvimento de letramentos na língua estrangeira.
Resumen : This work aims at investigating how oral production is presented in an English textbook approved by PNLD (Programa Nacional do Livro Didático – 2011: Língua Estrangeira Moderna) under the perspective of genre theories (socio-discursive and sociorhetoric approaches) and the New Literacy Studies. Through a documentary research, we analyze the activities of oral production of the four textbooks of the collection in order to ascertain whether they are guided properly by the notion of genre, if there is diversity of oral genres beyond prefabricated dialogues, and if the genres are explored both in terms of their language and sociocultural dimension, presenting, thus, well-defined communicative purposes. We also observe if such activities are ways to promote, in any way, the literacy of the student, providing the learners with conditions to familiarize themselves with situations that point to their social practices outside the classroom. The results indicate the predominance of an oralization of writing, leading us to conclude that the activities, despite presenting some oral genres, are not properly anchored in the notion of genre, not being able to clearly provide the development of literacies in foreign language.
Palabras clave : Gêneros
Letramento
Produção oral
Livro didático
Genres
Literacy
Oral production
Textbook
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Linguística
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3865
Fecha de publicación : 21-mar-2014
Aparece en las colecciones: Mestrado em Linguística (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.