Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3841
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
joselyribeiroribeiro.pdf851.12 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.contributor.referee2Furlani, Jimena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785682A4pt_BR
dc.creatorRibeiro, Josely Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241063Z0pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-24T12:37:14Z-
dc.date.available2017-03-23-
dc.date.available2017-03-24T12:37:14Z-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3841-
dc.description.abstractThe objective of this work is know how has been occuring the process of implementation of the Theme of Sexual Orientation Transverse, presented by the National Curricular Parameters (PCN), for intermediate from observation of the work from a teacher from Net Federal of instruction, into the county of Juiz de Fora, what approach this thematic. The research came from analysis of the text of the National Curriculares Parameters , passed by revision of literature about the thematic of the sexuality and was performed observation of the work developed by teacher. There was still interview with the teacher and questionnaire answered by students. The analysis of the comparison among the themes boarded in the school and the contents of the PCN reveals a hybrid process of implementation from this proposal in the scholar curriculum in the studied case in which still there prevails of the medical approach to human sexuality. The result of this work leads to the process of identity formation, condition that points to the importance of the discussion about curriculum.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é saber como tem ocorrido o processo de implementação do Tema Transversal Orientação Sexual, apresentado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), por intermédio da observação do trabalho de uma professora da Rede Federal de Ensino, no município de Juiz de Fora, que aborda essa temática. A pesquisa surgiu a partir da análise do texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, passou pela revisão da literatura sobre a temática da sexualidade e foi realizada a observação do trabalho desenvolvido pela professora. Houve ainda entrevista com a professora e questionário respondido pelos alunos. A análise da comparação entre os temas abordados na escola e os conteúdos dos PCN revela um processo híbrido de implementação desta proposta no currículo escolar no caso estudado em que ainda prevalece a abordagem médica da sexualidade humana. O resultado deste trabalho leva ao processo de formação da identidade, condição que aponta para a importância da discussão sobre currículo.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectTema transversalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectPCNpt_BR
dc.subjectTransverse themept_BR
dc.subjectEducation public politicspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.subjectSexualitypt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectIdentitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleSexualidade na escola: um olhar sobre os parâmetros curriculares nacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.