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Tipo: Dissertação
Título: Uma história de Ariadnes: escola e “atendimento especializado” em um labirinto
Autor(es): Abrantes, Frederika de Assis Burnier Lopes de Albuquerque
Primeiro Orientador: Clareto, Sônia Maria
Membro da banca: Vasconcellos, Maria Helena Falcão
Membro da banca: Marques, Luciana Pacheco
Resumo: Nessa dissertação busca-se traçar um estudo sobre um “atendimento especializado para alunos em situação de fracasso escolar”: como funciona, quem são esses alunos atendidos e como esse atendimento os afeta. Narra-se uma história de Ariadnes; Ariadnes que não representam sujeitos pessoais, são forças engendradas em um campo de pesquisa. No próprio caminhar da investigação é desenvolvida uma metodologia labiríntica: uma metodologia qualitativa híbrida e multifacetada, que propõe uma vizinhança entre uma pluralidade imetódica, cartografia e etnografia. Uma metodologia labiríntica que exige uma escrita labiríntica para tecer os fios produzidos em encontros com Ariadnes: fios-questões, fio de nome, fio-conteúdo, fio-experiência, fio de subjetivações contemporâneas, fio-dispositivo e fios-metodologias. É no tecer desses fios que são problematizadas questões como: construção de ideais, formação como formatação, dicotomia normal X anormal, enquadramento da diferença, estabelecimento de uma mesmidade, conteudismo educacional, educação como fabricação de futuro, movimentos de resistência, existência em devir, relação com desconhecido, processos de invenção, uma pedagogia rizomática, quebra de continuidades, desterritorializações, exploração de outros modos de existir, inauguração de territórios existenciais
Abstract: This dissertation seeks to trace a study about a “specialized assistance for students with school failure status”: how it functions, who are these students and how does this assistance affects them. A story of Ariadnes is narrated; Ariadnes who do not represent personal subjects, they are forces engendered in a research field. As the investigation advances a labyrinthian methodology is developed: a qualitative methodology which is hybrid and multifaceted and proposes neighborhood between a methodless plurality, cartography and ethnography. A labyrinthian methodology which requires a labyrinthian writing in order to weave the twines produced when meeting Ariadnes: questions-twines, twine of names, content-twine, experience-twine, twine of contemporary subjectivations, device-twine and methodologies-twines. It is in the weaving of these twines that some questions are problematized such as: construction of ideals, formation as formatting, dichotomy of normal X abnormal, adjustment of the difference, establishment of sameness, educational contentism, education as means to making the future, movements of resistance, existence in becoming, relationship with the unknown, invention processes, a rhizomic pedagogy, breaking of continuities, deterritorialiations, exploring other ways of existing, inauguration of existential territories.
Palavras-chave: Produção de subjetividade
Experiência
Fracasso escolar
Diferença
Production of subjectivity
Experience
Difference
School failure
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3836
Data do documento: 30-Mar-2009
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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