Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3825
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
taisalvesmoreirabarbariz.pdf1.36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : Vivências e subjetividades: ser professor-informático
Autor(es): Barbariz, Taís Alves Moreira
Orientador: Detoni, Adlai Ralph
Miembros Examinadores: Bairral, Marcelo Almeida
Miembros Examinadores: Borges, Eliane Medeiros
Resumo: Este trabalho tem como objetivo observar as falas de professores que se dedicam ao trabalho em salas de informática da rede municipal de ensino de Juiz de Fora para buscar seus encontros e desencontros com a Informática Educativa. Nele são discutidos aspectos da formação do ser-informático em pesquisa, sob os enfoques da Informática e a Educação, de percursos de formação de professores, do pensar filosófico “tornar-se o que se é”, e da contribuição teórico-filosófica da Fenomenologia. A investigação utilizou-se da metodologia fenomenológica, onde são observadas as expressões de sujeito que compõem as informações a serem entendidas. Longe de apresentar resultados conclusivos, a pesquisa realizada levanta possibilidades de interpretação para a formação de professores que utilizam a tecnologia informática como ferramenta pedagógica, por meio das impressões registradas nos ambientes das entrevistas realizadas.
Resumen : This task intentions to notice the talks of the teachers who dedicate themselves to the work at computer rooms of municipal education net of Juiz de Fora city, to investigate their meetings and divergences with Informatics Education. There are discussed aspects of the formation of the informatics-being in research, on the focus of Informatics and Education, trajectory of teachers’ formation, the philosophal thinking “become what it is”, the contribution theoreticphilosophical of Phenomenology, and the Distance Education and teachers’ formation. The investigation used the phenomenological methodology, where are observed the subjects’ expressions that compose the information to be understudied. Far to present conclusive results, the realized research brings possibilities of interpretation to the formations of teachers that use the informatics technology as a pedagogical tool, by means of the impressions registered at the ambiences of the realized interviews.
Palabras clave : Formação de professores
Informática educativa
Fenomenologia
Teachers’ formation
Phenomenology
Computer in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3825
Fecha de publicación : 6-abr-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.