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dc.contributor.advisor1Detoni, Adlai Ralph-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708701J8pt_BR
dc.contributor.referee1Bairral, Marcelo Almeida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700505E3pt_BR
dc.contributor.referee2Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.creatorBarbariz, Taís Alves Moreira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4273973U9pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-24T11:56:32Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2017-03-24T11:56:32Z-
dc.date.issued2009-04-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3825-
dc.description.abstractThis task intentions to notice the talks of the teachers who dedicate themselves to the work at computer rooms of municipal education net of Juiz de Fora city, to investigate their meetings and divergences with Informatics Education. There are discussed aspects of the formation of the informatics-being in research, on the focus of Informatics and Education, trajectory of teachers’ formation, the philosophal thinking “become what it is”, the contribution theoreticphilosophical of Phenomenology, and the Distance Education and teachers’ formation. The investigation used the phenomenological methodology, where are observed the subjects’ expressions that compose the information to be understudied. Far to present conclusive results, the realized research brings possibilities of interpretation to the formations of teachers that use the informatics technology as a pedagogical tool, by means of the impressions registered at the ambiences of the realized interviews.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo observar as falas de professores que se dedicam ao trabalho em salas de informática da rede municipal de ensino de Juiz de Fora para buscar seus encontros e desencontros com a Informática Educativa. Nele são discutidos aspectos da formação do ser-informático em pesquisa, sob os enfoques da Informática e a Educação, de percursos de formação de professores, do pensar filosófico “tornar-se o que se é”, e da contribuição teórico-filosófica da Fenomenologia. A investigação utilizou-se da metodologia fenomenológica, onde são observadas as expressões de sujeito que compõem as informações a serem entendidas. Longe de apresentar resultados conclusivos, a pesquisa realizada levanta possibilidades de interpretação para a formação de professores que utilizam a tecnologia informática como ferramenta pedagógica, por meio das impressões registradas nos ambientes das entrevistas realizadas.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInformática educativapt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectTeachers’ formationpt_BR
dc.subjectPhenomenologypt_BR
dc.subjectComputer in educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleVivências e subjetividades: ser professor-informáticopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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