https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3816
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
adrianamarquesferreira.pdf | 568.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Cinema e educação: uma reflexão sobre a formação dos educadores na/para a linguagem audiovisual |
Autor(es): | Ferreira, Adriana Marques |
Orientador: | Borges, Eliane Medeiros |
Miembros Examinadores: | Marques, Luciana Pacheco |
Miembros Examinadores: | Duarte, Rosália Maria |
Resumo: | Essa pesquisa buscou identificar as contribuições do curso de Pedagogia na compreensão de códigos cinematográficos que permitem a leitura de imagens fílmicas no que diz respeito ao seu potencial educativo. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais e um Grupo Focal com cinco acadêmicos que concluíram o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Buscamos, ainda, examinar a leitura que os sujeitos fizeram de um curta-metragem – O Xadrez das Cores, de Marcos Schiavon. Para a análise das informações utilizamos o Paradigma Indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989). Dessa forma, através das pistas e indícios encontrados, buscamos compreender quais tipos de saberes são evidenciados na leitura de um filme. As reflexões realizadas nessa investigação nos permitiram sinalizar que os sujeitos avaliam a sua formação inicial a partir da relação entre as diferentes experiências vivenciadas: pessoais, formativas e profissionais, demonstrando que os saberes dos docentes são plurais, dinâmicos e se complementam na atuação cotidiana. |
Resumen : | This research sought to identify the contributions of the course of education in the understanding of film codes that allow the reading of film images with respect to their educational potential. For both, there were individual interviews and a Focal Group with five students who completed the course in Pedagogy of the Faculty of Education, Federal University of Juiz de Fora (UFJF). We also examine the reading of the subject made a short film – O Xadrez das Cores by Marcos Schiavon. For the analysis of information using the Indiciary Paradigm proposed by Carlo Ginzburg (1989). Thus, through the clues and evidence found, we understand which types of knowledge are highlighted in the reading of a film. The considerations made in this research enabled us to signal that the subjects assess their initial training from the relationship between the different experiences: personal, educational and professional, demonstrating that the knowledge of teachers are diverse, dynamic and complement the daily activities. |
Palabras clave : | Educação Cinema Formação de professores Cinema Education Teachers formation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3816 |
Fecha de publicación : | 7-abr-2009 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.