Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3816
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
adrianamarquesferreira.pdf568.85 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Borges, Eliane Medeiros-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781809U1pt_BR
dc.contributor.referee1Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727347P8pt_BR
dc.contributor.referee2Duarte, Rosália Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763881A6pt_BR
dc.creatorFerreira, Adriana Marques-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759794E9pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-22T12:47:18Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2017-03-22T12:47:18Z-
dc.date.issued2009-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3816-
dc.description.abstractThis research sought to identify the contributions of the course of education in the understanding of film codes that allow the reading of film images with respect to their educational potential. For both, there were individual interviews and a Focal Group with five students who completed the course in Pedagogy of the Faculty of Education, Federal University of Juiz de Fora (UFJF). We also examine the reading of the subject made a short film – O Xadrez das Cores by Marcos Schiavon. For the analysis of information using the Indiciary Paradigm proposed by Carlo Ginzburg (1989). Thus, through the clues and evidence found, we understand which types of knowledge are highlighted in the reading of a film. The considerations made in this research enabled us to signal that the subjects assess their initial training from the relationship between the different experiences: personal, educational and professional, demonstrating that the knowledge of teachers are diverse, dynamic and complement the daily activities.pt_BR
dc.description.resumoEssa pesquisa buscou identificar as contribuições do curso de Pedagogia na compreensão de códigos cinematográficos que permitem a leitura de imagens fílmicas no que diz respeito ao seu potencial educativo. Para tanto, foram realizadas entrevistas individuais e um Grupo Focal com cinco acadêmicos que concluíram o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Buscamos, ainda, examinar a leitura que os sujeitos fizeram de um curta-metragem – O Xadrez das Cores, de Marcos Schiavon. Para a análise das informações utilizamos o Paradigma Indiciário proposto por Carlo Ginzburg (1989). Dessa forma, através das pistas e indícios encontrados, buscamos compreender quais tipos de saberes são evidenciados na leitura de um filme. As reflexões realizadas nessa investigação nos permitiram sinalizar que os sujeitos avaliam a sua formação inicial a partir da relação entre as diferentes experiências vivenciadas: pessoais, formativas e profissionais, demonstrando que os saberes dos docentes são plurais, dinâmicos e se complementam na atuação cotidiana.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleCinema e educação: uma reflexão sobre a formação dos educadores na/para a linguagem audiovisualpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.