https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3813
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
patriciabenvenuticamargodafonseca.pdf | 1.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Ruralidade e escolarização: desafios e propostas educacionais |
Author: | Fonseca, Patrícia Benvenuti Camargo da |
First Advisor: | Pinto, Vicente Paulo dos Santos |
Referee Member: | Clareto, Sônia Maria |
Referee Member: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de investigação que visa a compreensão do papel que as práticas educacionais no meio rural exercem na formação de seus sujeitos. Busco também identificar como essa educação contribui para a formação de suas realidades, criando outras posturas perante a sociedade. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola rural vinculada à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora - MG, através de uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Os dados colhidos no campo, através de entrevistas não estruturadas e observações participantes, foram posteriormente analisados em suas particularidades para uma melhor descrição do fenômeno educacional. Foram utilizados, também, como instrumentos de análise, as fotografias com a intenção de uma maior aproximação acerca da relação dos sujeitos com seu ambiente. Para descrever os fenômenos educacionais compreendidos no meio rural, se fez necessário um maior entendimento acerca de alternativas já existentes, não com a intenção de promover um modelo, e sim de levantar novas possibilidades nesse contexto. É trazida então, a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a Pedagogia da Alternância, e também a Educação Ambiental como propostas emergentes que partem do conhecimento acerca dos problemas locais, visando, posteriormente, a intercessão global. Percebe-se que o meio rural ainda traz um modelo educacional deficiente, entretanto as alternativas são inúmeras, diante de um povo que necessita ser mais bem reconhecido em sua simplicidade. |
Abstract: | This work presents a proposal for investigation which aims to understand the role that the educational practices in rural areas, pressure of its students.Search also to identify whether that education contributes to the transformation of their realities, creating new positions at the society. This study was conducted in Juiz de Fora city council, through a qualitative approach with a ethnographic study. The data collected in the field, through unstructured interviews and participants observations were later analyzed in its characteristics for a better description of the educational phenomenon. Were also used as instruments of analysis, photographs with the intention of greater clarification of the students relationship with their environment.To describe the education phenomenas in that rural areas, were necessary to greater clarification about alternatives already exist, not with the intent to promote a model, but to raise new possibilities in this context. Then bring the Movement of Landless Workers pedagogy, the Alternance Pedagogy, and the Environmental Education like emerging proposals that departing on knowledge about the local problems, aiming later a global intercession. I understand that the rural area still has a poor educational model, however the alternatives are numerous, front of a people that needs to be recognized in their simplicity. |
Keywords: | Educação rural Pedagogia da alternância Matrizes pedagógicas do movimento dos trabalhadores rurais sem terra Educação ambiental Rural education Alternance pedagogy Movement of landless workers pedagogy Environmental education |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3813 |
Issue Date: | 31-Mar-2008 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.