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dc.contributor.advisor1Pinto, Vicente Paulo dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796981H4pt_BR
dc.contributor.referee1Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.contributor.referee2Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.creatorFonseca, Patrícia Benvenuti Camargo da-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260445A6pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-22T12:43:07Z-
dc.date.available2017-03-22-
dc.date.available2017-03-22T12:43:07Z-
dc.date.issued2008-03-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3813-
dc.description.abstractThis work presents a proposal for investigation which aims to understand the role that the educational practices in rural areas, pressure of its students.Search also to identify whether that education contributes to the transformation of their realities, creating new positions at the society. This study was conducted in Juiz de Fora city council, through a qualitative approach with a ethnographic study. The data collected in the field, through unstructured interviews and participants observations were later analyzed in its characteristics for a better description of the educational phenomenon. Were also used as instruments of analysis, photographs with the intention of greater clarification of the students relationship with their environment.To describe the education phenomenas in that rural areas, were necessary to greater clarification about alternatives already exist, not with the intent to promote a model, but to raise new possibilities in this context. Then bring the Movement of Landless Workers pedagogy, the Alternance Pedagogy, and the Environmental Education like emerging proposals that departing on knowledge about the local problems, aiming later a global intercession. I understand that the rural area still has a poor educational model, however the alternatives are numerous, front of a people that needs to be recognized in their simplicity.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa apresenta uma proposta de investigação que visa a compreensão do papel que as práticas educacionais no meio rural exercem na formação de seus sujeitos. Busco também identificar como essa educação contribui para a formação de suas realidades, criando outras posturas perante a sociedade. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola rural vinculada à Prefeitura Municipal de Juiz de Fora - MG, através de uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Os dados colhidos no campo, através de entrevistas não estruturadas e observações participantes, foram posteriormente analisados em suas particularidades para uma melhor descrição do fenômeno educacional. Foram utilizados, também, como instrumentos de análise, as fotografias com a intenção de uma maior aproximação acerca da relação dos sujeitos com seu ambiente. Para descrever os fenômenos educacionais compreendidos no meio rural, se fez necessário um maior entendimento acerca de alternativas já existentes, não com a intenção de promover um modelo, e sim de levantar novas possibilidades nesse contexto. É trazida então, a pedagogia do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra, a Pedagogia da Alternância, e também a Educação Ambiental como propostas emergentes que partem do conhecimento acerca dos problemas locais, visando, posteriormente, a intercessão global. Percebe-se que o meio rural ainda traz um modelo educacional deficiente, entretanto as alternativas são inúmeras, diante de um povo que necessita ser mais bem reconhecido em sua simplicidade.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectPedagogia da alternânciapt_BR
dc.subjectMatrizes pedagógicas do movimento dos trabalhadores rurais sem terrapt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectAlternance pedagogypt_BR
dc.subjectMovement of landless workers pedagogypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleRuralidade e escolarização: desafios e propostas educacionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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