https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3785
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
lorenajulietadecarvalho.pdf | 1.22 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Dissertação |
Título : | Crianças e criações: espacialidades e tecnologias em movimento |
Autor(es): | Carvalho, Lorena Julieta de |
Orientador: | Lopes, Jader Janer Moreira |
Miembros Examinadores: | Pinto, Vicente Paulo dos Santos |
Miembros Examinadores: | Valladares, Marisa Terezinha Rosa |
Resumo: | A pesquisa discute as vivências espaciais infantis na relação com os objetos da tecnologia da informação, ou seja, busca compreender como as crianças concebem a tecnologia a partir das relações com objetos cada vez mais comuns em suas vidas, como é o caso de celulares, tablets e videogames. A temática se justifica, uma vez que as crianças têm tido experiências jamais vividas pelas gerações anteriores e ainda existem poucos estudos a respeito do tema, em especial, voltados para as crianças. O trabalho apoia-se nos estudo da Geografia da Infância em diálogo com a teoria Histórico-Cultural, reconhecendo nas relações das crianças com o meio, suas autorias e protagonismos infantis. Assumo a perspectiva qualitativa de pesquisa, tendo como metodologia a etnografia. O estudo foi realizado com crianças com idades entre 4 e 6 anos em uma escola no município de Juiz de Fora, no estado de Minas Gerais. A pesquisa acompanhou as crianças em seus contextos escolares, tendo na fala a principal forma de diálogo. Foi nas falas das crianças que analisamos a existência desses objetos em seus cotidianos. Cada novo encontro com o universo dessas crianças me permitiu conhecer suas relações com a tecnologia e com o mundo, visões e interpretações sobre esses objetos em seus cotidianos. |
Resumen : | The research brings to the discussion the spatial experiences of children in their relationship to objects of information technology meaning, aims to understand how children conceive the technology from the relations with increasingly common objects in their lives, as is the case with mobile phones, tablets and video games. The theme is justified, because the children have had ever lived experiences of previous generations and yet there are few studies on the subject, in particular, aimed at children. The work builds on the study of Geography of Childhood in dialogue with the cultural-historical theory, recognizing the relationships of children with the environment, their authorship and children's protagonism. I assume the qualitative research perspective, having methodology ethnography. The study was conducted with children aged 4 and 6 years in a school in the city of Juiz de Fora, in Minas Gerais. The study followed the children in their school contexts, and in speech the main form of dialogue. It was in the the words of children who analyzed the existence of these objects in their daily lives. Either new meeting with the universe of these children allowed me to meet its relations with technology and the world, visions and interpretations of these objects in their daily lives. |
Palabras clave : | Infâncias Tecnologia Geografia da infância Childhoods Technology Geography of childhood |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3785 |
Fecha de publicación : | 17-mar-2016 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.