https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3670
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
rosanecarmaniniferraz.pdf | 14.24 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Clase: | Tese |
Título : | A coleção de fotografias do Museu Mariano Procópio e as sociabilidades no Brasil oitocentista |
Autor(es): | Ferraz, Rosane Carmanini |
Orientador: | Christo, Maraliz de Castro Vieira |
Miembros Examinadores: | Brum, Alessandra Souza Melett |
Miembros Examinadores: | Lino, Sonia Cristina da Fonseca Machado |
Miembros Examinadores: | Essus, Ana Maria Mauad de Sousa Andrade |
Miembros Examinadores: | Muaze, Mariana de Aguiar Ferreira |
Resumo: | O estudo da prática e experiência fotográfica oitocentista permite que se desvendem aspectos da dinâmica social, uma vez que a fotografia deixa entrever as camadas do tempo histórico. A coleção de fotografias do MMP, um dos primeiros museus do Brasil, apesar de extremamente representativa do colecionismo de fotografias da segunda metade do século XIX, é um conjunto documental pouco estudado. O objetivo desta pesquisa é analisar o processo de formação da coleção, caracterizando-a, identificando os principais formatos, técnicas, temas e fotógrafos presentes neste conjunto documental. Pretende ainda compreender suas ressignificações ao longo do tempo, de acervo particular das Famílias Ferreira Lage e Cavalcanti até se transformar em acervo público, bem como as formas de agenciamento dessas imagens por parte da instituição. Como parte da tarefa de traçar uma biografia cultural da coleção, é fundamental analisarmos a relevância da fotografia e outros objetos como estratégia de construção e manutenção das redes de sociabilidades tecidas pelas famílias da elite imperial nos oitocentos. |
Resumen : | The study of practice and nineteenth-century photographic experience allows us to unveil aspects of social dynamics, since the photo hints at the layers of historical time. The PMM photo collection, one of the first museums in Brazil, although extremely representative of collecting photographs of the second half of the nineteenth century, is a set of documents understudied. The objective of this research is to analyze the process of formation of the collection, characterizing it, identifying the major formats, techniques, themes and photographers present in this set of documents. It also aims to understand their new meanings over time, the private collection of Families Ferreira Lage and Cavalcanti to turn into public collections, as well as forms of agency of these images by the institution. As part of the task of tracing a cultural biography of the collection, it is essential to review the relevance of photography and other objects as building strategy and maintenance of sociability networks woven by the families of the imperial elite in eight. |
Palabras clave : | Museu Mariano Procópio Fotografias Coleção Sociabilidade Mariano Procópio Museum Pictures Collection Sociability |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editorial : | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla de la Instituición: | UFJF |
Departamento: | ICH – Instituto de Ciências Humanas |
Programa: | Programa de Pós-graduação em História |
Clase de Acesso: | Acesso Aberto |
URI : | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3670 |
Fecha de publicación : | 19-sep-2016 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em História (Teses) |
Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.