https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3642
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
izamarlopesserrao.pdf | 916.13 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma análise da implementação do programa ensino médio presencial com mediação tecnológica no município de Urucurituba/AM |
Autor(es): | Serrão, Izamar Lopes |
Primeiro Orientador: | Souza, Elisabeth Gonçalves de |
Membro da banca: | Dutra, Rogeria Campos de Almeida |
Membro da banca: | Rodrigues, Michelle Gonçalves |
Resumo: | A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O estudo de caso teve como objetivo analisar a implementação do Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica no município de Urucurituba/AM a fim de propor um plano de ação com propostas de intervenção que possam contribuir para a melhoria da implementação do projeto nos anexos do Centro Rural de Ensino Tecnológico de Urucurituba (CRETU). Para tal, é feita uma descrição do projeto sobre o sistema presencial com mediação tecnológica no Amazonas, a oferta do Ensino Médio no Estado do Amazonas, o Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica, a implementação do Projeto Ensino Médio Presencial com Mediação Tecnológica (PEMPMT) no município de Urucurituba, a descrição do CRETU e se faz, ainda, alguns questionamentos sobre os problemas na implementação da política no município onde foi realizada a pesquisa. O referencial teórico para apoiar as discussões acerca da implementação de políticas públicas nos contextos do ciclo de políticas foi baseado em Mainardes (2006), Condé (2011); Lück (2009); Peres Ruz (2010); Dourado (2007); Costa (2015) e documentos oficiais. A pesquisa, desenvolvida a partir da metodologia qualitativa, ocorreu mediante realização de entrevistas com roteiros semiestruturados aplicadas à Coordenadora Adjunta Pedagógica do Centro de Mídias do Amazonas (CEMEAM), a uma das pedagogas, que é responsável pela formação dos professores presenciais, ao coordenador regional de educação, como também a quatro professores e quatro alunos dos anexos, com a finalidade de levantar informações sobre a implementação e monitoramento do programa nos anexos pesquisados. Diante do estudo, evidenciou-se a necessidade de uma formação para o professor presencial que contemple as partes técnica e pedagógica do projeto, a necessidade de maior controle das visitas de acompanhamento pedagógico, tanto por parte do CEMEAM quanto da Coordenadoria Regional da Educação, evidenciou-se, ainda, a falta de suporte pedagógico às salas de aula do projeto em relação aos recursos tecnológicos e em relação à falta de suprimentos como papel, tonner e impressora, considerados essenciais para o desempenho das atividades pedagógicas como a impressão das avaliações dos alunos, além da falta da merendeira nas escolas municipais onde funcionam os anexos do PEMPMT. Diante do resultado da pesquisa, o Plano de Ação educacional (PAE) apresentado propõe: curso de formação presencial aos professores presenciais, sistematização das visitas, suporte pedagógico e uma articulação entre Coordenadoria Regional de Educação e Prefeitura Municipal para uma parceria na solução do problema que envolve a falta de merendeira. |
Abstract: | This work was developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Federal University of Education Evaluation of Juiz de Fora (CAEd/UFJF). The case study aimed to analyze the implementation of the School Project Classroom with Technology Mediation in the municipality of Urucurituba / AM in order to propose an action plan with policy proposals that can contribute to the improvement of project implementation in Cretu attachments. For such a project description on the attendance system with technological mediation in the Amazon is made, the offer of high school in the state of Amazonas, the High School Classroom with Technology Mediation, the implementation of PEMPMT in the municipality of Urucurituba, the description of Cretu and still does some questions about the problems in the implementation of policy in the county where the research was conducted. The theoretical framework to support discussions about the implementation of public policies in the context of the policy cycle was based on Mainardes (2006), Condé (2011); Luck (2009); Peres Ruz (2010); Gold (2007); Costa (2015) and official documents. The research, from the qualitative methodology, developed by carrying out semi-structured interviews applied to Teaching Assistant Coordinator of CEMEAM, to one of the pedagogues responsible for the training of classroom teachers, regional education coordinator, as well as the four teachers and four students of the Annexes, in order to gather information on the implementation and monitoring of the program in the surveyed attachments. Before the study showed the need for training for the classroom teacher covering the technical and educational parts of the project, the need for greater control of pedagogical follow-up visits, both by the CEMEAM as the Regional Coordination of education, lack pedagogical support to the classrooms of the project in relation to technological resources and relative lack of supplies such as paper, toner and printer, considered essential for the performance of educational activities such as printing of student evaluations and lack of lunch box in municipal schools where the annexes to PEMPMT work. On the search result, PAE presented proposes: course of classroom training to classroom teachers, organization of visits, pedagogical support and an articulation between the Regional Coordination of Education and City Hall for a partnership in resolving the problems involving the lack of lunch box. |
Palavras-chave: | Políticas públicas PEMPMT Implementação Escola matriz Public policy PEMPMT Implementation School matrix |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3642 |
Data do documento: | 26-Jul-2016 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.