Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3624
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
aneloriacostagadelha.pdf1.12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Desenvolvimento do programa mais educação na escola estadual a: um estudo de caso sobre a gestão pedagógica
Author: Gadelha, Aneloria Costa
First Advisor: Pinto, Tarcísio Jorge dos Santos
Referee Member: Moreira, Ana Rosa Costa Picanço
Referee Member: Dias, Fernanda Henriques
Resumo: A presente dissertação foi desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Gestão e Avaliação da Educação (PPGP) do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF). O caso de gestão estudado discutiu a gestão escolar em sua dimensão pedagógica no desenvolvimento do Programa Mais Educação na Escola A, em Manaus-AM. O objetivo geral definido para este estudo foi o de investigar como se estabelece a gestão pedagógica no desenvolvimento do Programa Mais Educação na escola em estudo. Os objetivos específicos foram: (i) descrever o funcionamento do Programa Mais Educação na Escola Estadual A desde sua implantação; (ii) analisar de que forma a gestão escolar organiza, acompanha e avalia o desenvolvimento do Programa Mais Educação na escola e como esse se integra às ações regulares da mesma; (iii) propor ações que possam contribuir para o aprimoramento do programa na escola, considerando a atuação da gestão pedagógica nesse contexto, como também a aproximação entre as atividades do PME e as atividades regulares da escola. Assumimos a hipótese de que a gestão pedagógica constitui uma das variáveis de influência para o alcance das metas e objetivos do Programa Mais Educação na escola em estudo, na perspectiva da educação integral. Para tanto, utilizamos como metodologia de pesquisa a abordagem qualitativa e como instrumentos para coleta de dados a entrevista e o questionário, aplicados aos segmentos que se encontram vinculados ao desenvolvimento do Programa.
Abstract: This thesis is developed in the Professional Master in Management and Education Assessment (PPGP) of the Center for Public Policy and Education Evaluation of the Federal University of Juiz de Fora (CAEd / UFJF). The case management to be studied will discuss school management in its pedagogical dimension in the development of the More Education Program at School in Manaus-AM. The overall objective set for this study was to investigate how to establish educational management in the development of the More Education Program at the school study. The specific objectives are: (i) to describe the operation of the More Education Program in the State School A since its implementation; (I) examine how school management organizes, monitors and evaluates the development of the More Education Program at school and how this is integrated into regular shares of the same; (Ii) to propose actions that would contribute to the improvement of the program in school, considering the performance of educational management in this context, as well as the rapprochement between the activities of SMEs and regular school activities. We assume the hypothesis that educational management is one of the influencing variables to achieve the goals and objectives of the More Education Program at school study, from the perspective of integral education. For so much, as the qualitative research methodology and as tools for data collection the questionnaire applied to the segments that are linked to the development of the program.
Keywords: Educação integral
Programa Mais Educação
Gestão pedagógica
Educational management
Integral education
More Education Program
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3624
Issue Date: 29-Nov-2016
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.