Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3602
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
lucienecorreamiranda.pdf343.22 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Type: Dissertação
Title: Consciência metalingüística e a ortografia de palavras morfologicamente complexas
Author: Miranda, Luciene Corrêa de
First Advisor: Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da
Referee Member: Rodrigues, Marisa Cosenza
Referee Member: Correa, Jane
Resumo: Estudos recentes têm investigado a contribuição das habilidades metalingüísticas na aprendizagem da leitura e da escrita. Dentre elas a consciência fonológica, definida como a capacidade de refletir sobre os sons que compõem a fala, e a consciência morfológica que é a capacidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. A consciência fonológica ajuda na escrita por auxiliar a criança a adquirir o princípio alfabético. Menos se sabe sobre o papel do processamento morfológico na aquisição da leitura e da escrita. Este estudo foi direcionado a crianças do segundo e terceiro ano, as quais foram submetidas a testes padronizados e tarefas de consciência morfológica e fonológica. Teve dois objetivos: investigar a relação entre a consciência morfológica e fonológica e a aquisição da leitura e escrita; investigar o processamento morfológico e sua relação com a estrutura fonológica das palavras no português do Brasil. Foi possível perceber uma correlação significativa da consciência fonológica para a leitura e a escrita. A contribuição da consciência morfológica para a leitura foi até certo ponto independente da consciência fonológica; para a escrita não houve contribuição significativa. Para esta faixa etária não encontramos evidências de efeitos do processamento morfológico na escrita.
Abstract: Recent studies have investigated the contribution of metalinguistic awareness in reading and spelling. Among those, phonological awareness, defined as the ability to reflect upon the sounds of the words and, morphological awareness that can be defined as the ability to reflect upon the word’s morphemes. Phonological awareness helps writing because it helps the child to acquire the alphabetic principle. Less is known about the role of morphological processing in reading and spelling acquisition. Second and third year children of elementary school participate in this study. The children were tested on standardized tests and tasks of morphological awareness and phonological awareness. The study had two goals: to investigate the relationship between morphological awareness and phonological awareness and acquisition of reading and writing, and to investigate morphological processing and its relationship to the phonological structure of words in Brazilian Portuguese. It was possible to detect a significant correlation between phonological awareness for reading and spelling. The contribution of morphological awareness for reading was somewhat independent to phonological awareness. For spelling there was no significant contribution of metalinguistic awareness. For children of this age group there was no evidence found for significant correlations between morphological processing and writing.
Keywords: Habilidades metalingüísticas
Consciência morfológica
Consciência fonológica
Alfabetização
Leitura
Escrita
Metalinguistic awareness
Morphological awareness
Phonological awareness
Literacy
Reading
Writing
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: ICH – Instituto de Ciências Humanas
Program: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3602
Issue Date: 2-Oct-2009
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.