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dc.contributor.advisor1Mota, Márcia Maria Peruzzi Elia da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781645Z6pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Marisa Cosenza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782262D6pt_BR
dc.contributor.referee2Correa, Jane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785126E3pt_BR
dc.creatorMiranda, Luciene Corrêa de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252845E3pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-10T12:25:29Z-
dc.date.available2017-03-09-
dc.date.available2017-03-10T12:25:29Z-
dc.date.issued2009-10-02-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3602-
dc.description.abstractRecent studies have investigated the contribution of metalinguistic awareness in reading and spelling. Among those, phonological awareness, defined as the ability to reflect upon the sounds of the words and, morphological awareness that can be defined as the ability to reflect upon the word’s morphemes. Phonological awareness helps writing because it helps the child to acquire the alphabetic principle. Less is known about the role of morphological processing in reading and spelling acquisition. Second and third year children of elementary school participate in this study. The children were tested on standardized tests and tasks of morphological awareness and phonological awareness. The study had two goals: to investigate the relationship between morphological awareness and phonological awareness and acquisition of reading and writing, and to investigate morphological processing and its relationship to the phonological structure of words in Brazilian Portuguese. It was possible to detect a significant correlation between phonological awareness for reading and spelling. The contribution of morphological awareness for reading was somewhat independent to phonological awareness. For spelling there was no significant contribution of metalinguistic awareness. For children of this age group there was no evidence found for significant correlations between morphological processing and writing.pt_BR
dc.description.resumoEstudos recentes têm investigado a contribuição das habilidades metalingüísticas na aprendizagem da leitura e da escrita. Dentre elas a consciência fonológica, definida como a capacidade de refletir sobre os sons que compõem a fala, e a consciência morfológica que é a capacidade de refletir sobre os morfemas que compõem as palavras. A consciência fonológica ajuda na escrita por auxiliar a criança a adquirir o princípio alfabético. Menos se sabe sobre o papel do processamento morfológico na aquisição da leitura e da escrita. Este estudo foi direcionado a crianças do segundo e terceiro ano, as quais foram submetidas a testes padronizados e tarefas de consciência morfológica e fonológica. Teve dois objetivos: investigar a relação entre a consciência morfológica e fonológica e a aquisição da leitura e escrita; investigar o processamento morfológico e sua relação com a estrutura fonológica das palavras no português do Brasil. Foi possível perceber uma correlação significativa da consciência fonológica para a leitura e a escrita. A contribuição da consciência morfológica para a leitura foi até certo ponto independente da consciência fonológica; para a escrita não houve contribuição significativa. Para esta faixa etária não encontramos evidências de efeitos do processamento morfológico na escrita.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICH – Instituto de Ciências Humanaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHabilidades metalingüísticaspt_BR
dc.subjectConsciência morfológicapt_BR
dc.subjectConsciência fonológicapt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectMetalinguistic awarenesspt_BR
dc.subjectMorphological awarenesspt_BR
dc.subjectPhonological awarenesspt_BR
dc.subjectLiteracypt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleConsciência metalingüística e a ortografia de palavras morfologicamente complexaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia (Dissertações)



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