Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3595
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
larissapereirareis.pdf495.98 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Trabalho de Conclusão de Curso
Título : Controle jurídico do ambiente educacional: uma análise da (in)constitucionalidade do Projeto de Lei 867/2015
Autor(es): Reis, Larissa Pereira
Orientador: Machado, Joana de Souza
Miembros Examinadores: Machado, Joana de Souza
Miembros Examinadores: Jardim, Fernando Perlatto Bom
Miembros Examinadores: Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro
Resumo: Este artigo tem por escopo analisar o Projeto de Lei 867/2015, que visa incluir o “Programa Escola sem Partido” entre as diretrizes e bases da educação brasileira, à luz das regras e princípios consagrados na Constituição Federal. O pleito pela positivação da (suposta) neutralidade como princípio basilar da educação pátria será discutido através do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu. Trata-se de partir da premissa de que o sistema de ensino se insere no campo de disputa por poder simbólico para investigar qual é o interesse político do ESP na forma pela qual o conhecimento é produzido e disseminado no ambiente escolar.
Resumen : This article has the purpose to analyze the Bill 867/2015, which aims to include the Escola Sem Partido (Non-Party School between the guidelines and bases of Brazilian education, in light of the rules and principles enshrined in the Federal Constitution. The demand for the affirmation of (supposed) neutrality as the basic principle of Brazilian education will be discussed through the thought of the sociologist Pierre Bourdieu. It is based on the premise that the education system is inserted in the field of dispute for symbolic power to investigate the political interest of ESP in the way knowledge is produced and disseminated in the school environment.
Palabras clave : Escola Sem Partido
Inconstitucionalidade
Poder simbólico
Escola Sem Partido (Non-Party School)
Unconstitutionality
Power symbolic
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Direito
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3595
Fecha de publicación : 1-dic-2016
Aparece en las colecciones: Faculdade de Direito - TCC Graduação



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.