Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3595
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
larissapereirareis.pdf495.98 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Machado, Joana de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3145804659613320pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Joana de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3145804659613320pt_BR
dc.contributor.referee2Jardim, Fernando Perlatto Bom-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0034833639438787pt_BR
dc.contributor.referee3Mendes, Brahwlio Soares de Moura Ribeiro-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4200737713604732pt_BR
dc.creatorReis, Larissa Pereira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5972730552689998pt_BR
dc.date.accessioned2017-03-09T16:24:03Z-
dc.date.available2017-02-20-
dc.date.available2017-03-09T16:24:03Z-
dc.date.issued2016-12-01-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3595-
dc.description.abstractThis article has the purpose to analyze the Bill 867/2015, which aims to include the Escola Sem Partido (Non-Party School between the guidelines and bases of Brazilian education, in light of the rules and principles enshrined in the Federal Constitution. The demand for the affirmation of (supposed) neutrality as the basic principle of Brazilian education will be discussed through the thought of the sociologist Pierre Bourdieu. It is based on the premise that the education system is inserted in the field of dispute for symbolic power to investigate the political interest of ESP in the way knowledge is produced and disseminated in the school environment.pt_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por escopo analisar o Projeto de Lei 867/2015, que visa incluir o “Programa Escola sem Partido” entre as diretrizes e bases da educação brasileira, à luz das regras e princípios consagrados na Constituição Federal. O pleito pela positivação da (suposta) neutralidade como princípio basilar da educação pátria será discutido através do pensamento do sociólogo Pierre Bourdieu. Trata-se de partir da premissa de que o sistema de ensino se insere no campo de disputa por poder simbólico para investigar qual é o interesse político do ESP na forma pela qual o conhecimento é produzido e disseminado no ambiente escolar.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Direitopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola Sem Partidopt_BR
dc.subjectInconstitucionalidadept_BR
dc.subjectPoder simbólicopt_BR
dc.subjectEscola Sem Partido (Non-Party School)pt_BR
dc.subjectUnconstitutionalitypt_BR
dc.subjectPower symbolicpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::FILOSOFIA DO DIREITOpt_BR
dc.titleControle jurídico do ambiente educacional: uma análise da (in)constitucionalidade do Projeto de Lei 867/2015pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Appears in Collections:Faculdade de Direito - TCC Graduação



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.