Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3491
Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
gabrielasilveirameireles.pdf641.11 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
Clase: Dissertação
Título : A infância nas tramas do poder: um estudo das relações entre as crianças na escola
Autor(es): Meireles, Gabriela Silveira
Orientador: Ferrari, Anderson
Miembros Examinadores: Marques, Luciana Pacheco
Miembros Examinadores: Bujes, Maria Isabel
Resumo: Considerando os avanços relativos aos estudos da infância na contemporaneidade, bem como o surgimento de novos campos teóricos para o seu estudo, busco investigar neste trabalho os diferentes modos de ser criança a partir das relações por elas estabelecidas na escola. A pesquisa foi realizada em uma escola pública na cidade de Juiz de Fora/MG, em uma turma de Educação Infantil, com crianças de 4 e 5 anos de idade que se encontravam no início do processo de escolarização. O principal objetivo foi o de compreender o que as relações de poder entre as crianças poderiam nos revelar a respeito das configurações que a infância pode assumir a partir das práticas discursivas e não discursivas produzidas no contexto escolar. Neste trabalho, me proponho a fazer uma análise do discurso à moda foucaultiana, a partir da leitura de obras de Michel Foucault e de outros autores como Maria Isabel Bujes e Alfredo Veiga-Neto, que adotam esta perspectiva. Entendendo que a escola foi construída para as crianças e que esta se constituiu como um dos espaços mais importantes para a produção da infância, este trabalho buscou compreender quais seriam as infâncias possíveis neste modelo de escola disciplinar existente ainda hoje. Assim, proponho as seguintes questões: Que infâncias estão sendo produzidas atualmente neste espaço destinado às crianças? Que saberes foram construídos sobre elas e que relações de poder as estão constituindo? Quando e por meio de quais mecanismos estas subjetividades foram e estão sendo instauradas? Foram problematizações como estas que me conduziram neste estudo e que me permitiram perceber como as infâncias são produzidas historicamente nas relações estabelecidas entre os sujeitos.
Resumen : Considering the advancement related to childhood studies in contemporaneity, as well as the appearance of new theoretical fields for its study, I have looked forward to investigate in this work the different manners to be a child since the relationships for them established in the school. The research has been done in a public school in Juiz de For a, MG, in a class of the first year of Child Education, with four and five year-old children that were in the beginning of the school process the main objective has been to comprehend what the relations of power among children could reveal in relation to the configurations that the childhood can assume since the discursive and non discursive pradices produced in school context. In this study, I propose to analyze discourse in the Foulcaultian fashion, from the reading of masterpieces by Michel Foucault and by other authors like Maria Isabel Bujes and Alfredo Veiga-Neto, who have adopted this perspective. Understanding that the school was constructed for children and that it constitutes it self as one of the most important spaces for children production, this work has looked forward to comprehend which would be the possible childhood for this disciplinary school pattern that still exists nowadays. Thus, I propose the following questions: which childhood has been produced nowadays in this space destinated to children? Which knowledge ha been constructed about them and which relationships of power have been constructing them? When and from which mechanisms these subjectivities have been established? Questions like these ones have conducted myself through out this study and have allowed myself to notice childhood has been produced historically in the relations established among the subjects.
Palabras clave : Infância
Poder
Educação Infantil
Childhood
Power
Child education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3491
Fecha de publicación : 3-abr-2008
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



Los ítems de DSpace están protegidos por licencias Creative Commons, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.