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Clase: Dissertação
Título : Educação e conforto térmico: questionamentos e interpretações sobre espaço escolar
Autor(es): Tibiriçá, André Luiz Serrato
Orientador: Pinto, Vicente P. S.
Miembros Examinadores: Lopes, Jader Janer Moreira
Miembros Examinadores: Clareto, Sônia Maria
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo principal discutir o espaço escolar, avaliando especificamente o conforto térmico, buscando dentro de uma escola da rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, entender a partir deste elemento, a percepção que seus diversos atores e praticantes possuem em relação ao meio ambiente. Por entender que o conforto térmico é um elemento dinâmico e variável, busco construir minha interpretação através de uma pesquisa qualitativa. Utilizo, portanto, estratégias típicas deste modelo investigativo, tais como observação participante e entrevista não estruturada. Por abordar o espaço escolar, tento levantar questões rela tivas a esta dimensão, apontando nuanças próprias e destacando a riqueza de detalhes contidas nos discursos relativos ao espaço escolar. Muitas vezes, e referendado por vários autores, chego a apontá-lo como currículo oculto. Busco também compreender a produção do espaço, identificando a teia de relações que se sobrepõe aos interesses dos vários agentes construtores do espaço, que se encontram nas mais variadas escalas de relações, partindo do global ao local.
Resumen : This paper has as its main goal the purpose to discuss the school space, assessing specifically thermal comfort. It intends to understand from this element and inside a public school in Juiz de Fora, the perception tha t its several performers have related to the environment. In order to understand that thermal comfort is a dynamic and variable element, I intend to build my comprehension through a qualitative research. Therefore I use strategies which are common in this investigative model, such as: participative observation and non structured interviews. Since I make an approach of the school space, I try to raise questions related to this dimension, point out features and highlight the richness of details which are present in speeches related to school space. Several times, having Escolano and Frago (1998 ) as basis , I call it hidden curriculum. I also make an effort to understando the production of space by identifying a web of relations which lies over the inter ests of several building agents of the space. They are found in a wide range of relation scales, from global to local.
Palabras clave : Espaço
Espaço escolar
Conforto térmico
Space
School space
Thermal confort
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3482
Fecha de publicación : 28-feb-2008
Aparece en las colecciones: Mestrado em Educação (Dissertações)



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