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dc.contributor.advisor1Pinto, Vicente P. S.-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, Jader Janer Moreira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772462H4pt_BR
dc.contributor.referee2Clareto, Sônia Maria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760090H3pt_BR
dc.creatorTibiriçá, André Luiz Serrato-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260274J1pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T12:09:19Z-
dc.date.available2017-02-24-
dc.date.available2017-02-24T12:09:19Z-
dc.date.issued2008-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3482-
dc.description.abstractThis paper has as its main goal the purpose to discuss the school space, assessing specifically thermal comfort. It intends to understand from this element and inside a public school in Juiz de Fora, the perception tha t its several performers have related to the environment. In order to understand that thermal comfort is a dynamic and variable element, I intend to build my comprehension through a qualitative research. Therefore I use strategies which are common in this investigative model, such as: participative observation and non structured interviews. Since I make an approach of the school space, I try to raise questions related to this dimension, point out features and highlight the richness of details which are present in speeches related to school space. Several times, having Escolano and Frago (1998 ) as basis , I call it hidden curriculum. I also make an effort to understando the production of space by identifying a web of relations which lies over the inter ests of several building agents of the space. They are found in a wide range of relation scales, from global to local.pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo principal discutir o espaço escolar, avaliando especificamente o conforto térmico, buscando dentro de uma escola da rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, entender a partir deste elemento, a percepção que seus diversos atores e praticantes possuem em relação ao meio ambiente. Por entender que o conforto térmico é um elemento dinâmico e variável, busco construir minha interpretação através de uma pesquisa qualitativa. Utilizo, portanto, estratégias típicas deste modelo investigativo, tais como observação participante e entrevista não estruturada. Por abordar o espaço escolar, tento levantar questões rela tivas a esta dimensão, apontando nuanças próprias e destacando a riqueza de detalhes contidas nos discursos relativos ao espaço escolar. Muitas vezes, e referendado por vários autores, chego a apontá-lo como currículo oculto. Busco também compreender a produção do espaço, identificando a teia de relações que se sobrepõe aos interesses dos vários agentes construtores do espaço, que se encontram nas mais variadas escalas de relações, partindo do global ao local.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEspaçopt_BR
dc.subjectEspaço escolarpt_BR
dc.subjectConforto térmicopt_BR
dc.subjectSpacept_BR
dc.subjectSchool spacept_BR
dc.subjectThermal confortpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEducação e conforto térmico: questionamentos e interpretações sobre espaço escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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