Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3474
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
veronicamendesvieira.pdf772.42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação na educação a distância pelos tutores do Projeto Veredas na AFOR UFJF
Autor(es): Vieira, Verônica Mendes
Primeiro Orientador: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Amaral, Ana Lúcia
Membro da banca: Calderano, Maria da Assunção
Resumo: O presente estudo versa sobre o uso das TICs pelos tutores na EaD. Tem por objetivo compreender como esses tutores perceberam o uso das TICs nessa modalidade de ensino. Tratase de um trabalho de abordagem quantitativa, que utiliza o questionário como principal instrumento. Os sujeitos da pesquisa são os tutores do Projeto Veredas na AFOR UFJF. O referencial teórico discute conceitos sobre a educação a distância, a incorporação das TICs e o papel da tutoria na EaD. As conclusões apontam que tais tutores reconheceram que as tecnologias auxiliam o desenvolvimento da EaD e que a própria utilização que se faz delas concorre para que se consolide e amplie a percepção sobre o seu uso. Foi possível concluir, ainda, que esses tutores empregaram as TICs, sobretudo, em atividades voltadas para o gerenciamento de informações.
Abstract: This study explores the use of TICs by the tutors in EaD. The aim is to comprehend how these tutors perceived the use of TICs in this way of teaching. It is a quantitative approach, wich takes the questionnaire as the main instrument. The subjects are the tutors from Veredas Project, in AFOR UFJF. The theoretical reference discusses concepts about distance learning, incorporation of TICs and role of tutelage in EaD. The conclusions show that such tutors admitted tha the technologies help the development of EaD and that the utilization of them contributes to consolidate and enlarge the perception of their use. Another conclusion was the use of TICs, above all, in activities related to management of information.
Palavras-chave: Educação a distância (EaD)
Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Formação de professores
Tutoria
Projeto Veredas
Distance learning
Information and communication technologies (TICs)
Teachers formation
Tutelage
Veredas Project
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3474
Data do documento: 15-Jun-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.