Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3474
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
veronicamendesvieira.pdf772.42 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee1Amaral, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780021T4pt_BR
dc.contributor.referee2Calderano, Maria da Assunção-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700993A2pt_BR
dc.creatorVieira, Verônica Mendes-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744824H7pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-24T12:04:42Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-24T12:04:42Z-
dc.date.issued2007-06-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3474-
dc.description.abstractThis study explores the use of TICs by the tutors in EaD. The aim is to comprehend how these tutors perceived the use of TICs in this way of teaching. It is a quantitative approach, wich takes the questionnaire as the main instrument. The subjects are the tutors from Veredas Project, in AFOR UFJF. The theoretical reference discusses concepts about distance learning, incorporation of TICs and role of tutelage in EaD. The conclusions show that such tutors admitted tha the technologies help the development of EaD and that the utilization of them contributes to consolidate and enlarge the perception of their use. Another conclusion was the use of TICs, above all, in activities related to management of information.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo versa sobre o uso das TICs pelos tutores na EaD. Tem por objetivo compreender como esses tutores perceberam o uso das TICs nessa modalidade de ensino. Tratase de um trabalho de abordagem quantitativa, que utiliza o questionário como principal instrumento. Os sujeitos da pesquisa são os tutores do Projeto Veredas na AFOR UFJF. O referencial teórico discute conceitos sobre a educação a distância, a incorporação das TICs e o papel da tutoria na EaD. As conclusões apontam que tais tutores reconheceram que as tecnologias auxiliam o desenvolvimento da EaD e que a própria utilização que se faz delas concorre para que se consolide e amplie a percepção sobre o seu uso. Foi possível concluir, ainda, que esses tutores empregaram as TICs, sobretudo, em atividades voltadas para o gerenciamento de informações.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação a distância (EaD)pt_BR
dc.subjectTecnologias de informação e comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTutoriapt_BR
dc.subjectProjeto Veredaspt_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subjectInformation and communication technologies (TICs)pt_BR
dc.subjectTeachers formationpt_BR
dc.subjectTutelagept_BR
dc.subjectVeredas Projectpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleO uso das tecnologias de informação e comunicação na educação a distância pelos tutores do Projeto Veredas na AFOR UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.