https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3474
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
veronicamendesvieira.pdf | 772.42 kB | Adobe PDF | View/Open |
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Beatriz de Basto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Amaral, Ana Lúcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780021T4 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Calderano, Maria da Assunção | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700993A2 | pt_BR |
dc.creator | Vieira, Verônica Mendes | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744824H7 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2017-02-24T12:04:42Z | - |
dc.date.available | 2017-02-23 | - |
dc.date.available | 2017-02-24T12:04:42Z | - |
dc.date.issued | 2007-06-15 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3474 | - |
dc.description.abstract | This study explores the use of TICs by the tutors in EaD. The aim is to comprehend how these tutors perceived the use of TICs in this way of teaching. It is a quantitative approach, wich takes the questionnaire as the main instrument. The subjects are the tutors from Veredas Project, in AFOR UFJF. The theoretical reference discusses concepts about distance learning, incorporation of TICs and role of tutelage in EaD. The conclusions show that such tutors admitted tha the technologies help the development of EaD and that the utilization of them contributes to consolidate and enlarge the perception of their use. Another conclusion was the use of TICs, above all, in activities related to management of information. | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo versa sobre o uso das TICs pelos tutores na EaD. Tem por objetivo compreender como esses tutores perceberam o uso das TICs nessa modalidade de ensino. Tratase de um trabalho de abordagem quantitativa, que utiliza o questionário como principal instrumento. Os sujeitos da pesquisa são os tutores do Projeto Veredas na AFOR UFJF. O referencial teórico discute conceitos sobre a educação a distância, a incorporação das TICs e o papel da tutoria na EaD. As conclusões apontam que tais tutores reconheceram que as tecnologias auxiliam o desenvolvimento da EaD e que a própria utilização que se faz delas concorre para que se consolide e amplie a percepção sobre o seu uso. Foi possível concluir, ainda, que esses tutores empregaram as TICs, sobretudo, em atividades voltadas para o gerenciamento de informações. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFJF | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação a distância (EaD) | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias de informação e comunicação (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Tutoria | pt_BR |
dc.subject | Projeto Veredas | pt_BR |
dc.subject | Distance learning | pt_BR |
dc.subject | Information and communication technologies (TICs) | pt_BR |
dc.subject | Teachers formation | pt_BR |
dc.subject | Tutelage | pt_BR |
dc.subject | Veredas Project | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O uso das tecnologias de informação e comunicação na educação a distância pelos tutores do Projeto Veredas na AFOR UFJF | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.