https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3472
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
carlageovanafonsecadasilvadecastro.pdf | 655.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
Type: | Dissertação |
Title: | Representações sociais da comunidade escolar de Cachoeiro de Itapemirim sobre o que é ser um bom professor de Educação Física |
Author: | Castro, Carla Geovana Fonseca da Silva de |
First Advisor: | Cunha Júnior, Carlos Fernando Ferreira da |
Referee Member: | Marques, Luciana Pacheco |
Referee Member: | Leal, Leiva de Figueiredo Viana |
Resumo: | Entendendo ser o professor o sujeito protagonista em uma escola, apresentamos como objetivo desta pesquisa identificar as Representações Sociais da comunidade escolar em Cachoeiro de Itapemirim (ES) sobre o que é ser um BOM professor de Educação Física. Para tal, em um primeiro momento, fizemos um estudo-piloto com o uso da técnica de entrevistas semi-estruturadas com três sujeitos da referida comunidade escolar, sendo eles um diretor e dois professores. Nesse estudo-piloto, verificamos que a representação social do professor de Educação Física está vinculada à esportivização. Em um segundo momento, na pesquisa propriamente dita, entrevistamos vinte e quatro sujeitos, sendo eles seis pedagogos, seis professores, seis pais e seis alunos de 8ª série do Ensino Fundamental. Utilizamos três escolas públicas municipais para a seleção dos sujeitos. Uma vez coletados os dados, fizemos a interpretação e análise à luz da Representação Social, utilizando Moscovici (1978, 2001, 2003) e Jodelet (2001), além da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (1977)e dos movimentos históricos que permearam a Educação Física (DARIDO & RANGEL, 2005). Podemos concluir que, dentre os professores e pedagogas, a abordagem esportivista foi a predominante (assim como no estudo-piloto). Já para os pais e alunos, a representação do BOM professor de Educação Física está atrelada ao educador, mediador, criativo, independente de qual conteúdo será ministrado por esse professor. A visão desses alunos corrobora a importância da abordagem crítico-emancipatória. Concluímos que ainda há muito o que se fazer na escola para evitar o continuísmo da representação do professor de Educação Física que somente ministra esportes com bola a fim de contemplarmos o anseio de nossos alunos pelo professor mediador. |
Abstract: | Understanding to be the professor the subject protagonist in a school, we present as objective of this research to identify the Social Representations of the pertaining to school community in Cachoeiro de Itapemirim (ES) on what it is to be a GOOD professor of Physical Education. For such, at a first moment, we made a study-pilot with the use of the technique of interviews half-structuralized with three citizens of the related pertaining to school community, being they a director and two professors. In this study-pilot, we verify that the social representation of the professor of Physical Education is tied to the sportivization. At as a moment, in the research properly said, we interview twenty and four citizens, being they six pedagogues, six teachers, six parents and six pupils of 8th grades of Basic Teach. We use three municipal public schools for the election of the citizens. A time collected the data, we made the interpretation and analysis to the light of the Social Representation, using Moscovici (1978, 2001, 2003) and Jodelet (2001), beyond the Analysis of Content proposal for Bardin (1977)e of historical movements that permeated the Physical Education (DARIDO & RANGEL, 2005). We can conclude that, amongst the teachers and pedagogues, the sport boarding was the predominant one (as well as in the study-pilot). For the parents and pupils, the representation of the GOOD professor of Physical Education is linked to the educator, mediator, creative, independent of which content will be given by this professor. The vision of these pupils corroborates the importance of the critical-emancipatory boarding. We conclude that still it has very what to become in the school to prevent continuous actions of the representation of the teacher of Physical Education that only gives sports with ball in order to contemplate the yearning of our pupils for the mediating teacher. |
Keywords: | Bom professor Educação Física Representações sociais Good teacher Physical education Social representation |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Language: | por |
Country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Institution Initials: | UFJF |
Department: | Faculdade de Educação |
Program: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Access Type: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3472 |
Issue Date: | 27-Mar-2017 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.