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Tipo: Dissertação
Título: Plano de desenvolvimento da educação e plano de desenvolvimento da escola: desdobramentos da implementação dessas políticas no contexto escolar
Autor(es): Solano, Cleonice Halfeld
Primeiro Orientador: Rodrigues, Rubens Luiz
Membro da banca: Martins, André Silva
Membro da banca: Frigotto, Gaudencio
Resumo: Este estudo se propôs a fazer uma análise do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) - metodologia estratégica de gestão - que está inserido no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007. Nessa pesquisa buscou-se investigar em que medida o PDE-Escola altera de fato a realidade e a dinâmica da escola pública do município de Juiz de Fora. A referida proposta educativa tem como objetivo central melhorar a qualidade da educação pública. Diante disso, procurou-se apreender os impactos trazidos pela implementação dessa política para o coletivo escolar e para a educação. Para tanto, a pesquisa se embasou nos pressupostos da abordagem qualitativa, pautada no referencial epistemológico do materialismo histórico, por entender que essa perspectiva busca a apreensão da realidade histórica de forma dialética. Dessa forma, discutiu-se acerca das concepções de Estado, das particularidades do processo de formação do Estado brasileiro, bem como a contextualização histórico-social do Brasil nos anos 1990. Realizou-se uma reflexão acerca das políticas educacionais no Brasil, sobretudo a partir da década de 90 e em particular sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). Nesse sentido, procurou-se compreender os desdobramentos dessa política, as mediações e contradições que atravessaram o processo. A pesquisa empírica foi realizada em duas escolas do município de Juiz de Fora/MG, que obtiveram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que aderiram ao PDE-Escola. A investigação revelou que o PDE-Escola preserva os fundamentos do neoliberalismo e da reforma do Estado, mostrando-se como uma proposta “pelo alto”, pragmática. Funciona como estratégia de consenso, introduz na escola a cultura avaliativa, intensifica o trabalho docente, principalmente para os gestores das escolas. Além disso, os recursos financeiros são essenciais para estruturar a escola com material didático-pedagógico, no entanto, a qualidade da educação está vinculada a elevação de dados estatísticos.
Abstract: This study aimed to analyze the School Development Plan (PDE-School) - strategic management approach - which is inserted in the Educational Development Plan (PDE), initiated on April 2007. In this study we searched for the extent in which the PDE-School really alters the reality and dynamics of public schools at the town of Juiz de Fora. The mentioned educational proposal is mainly aimed to improve the quality of public education. Given this, it tried to capture the impacts brought by the implementation of this policy for the school community and to education itself. For this, the research was grounded in the assumptions of the qualitative approach, based on the historical materialism epistemological framework to understand that this perspective seeks to grasp the historical reality in a dialectical way. Therefore, a discussion was held concerning the concepts of state, the particularities of the formation process of the Brazilian State, as well as the historical and social context of Brazil in the 90’s. Reflections about educational policies in Brazil were held, especially since the 90's and in particular the School Development Plan (PDE-School). It strives to understand the ramifications of this policy, mediations and contradictions that crossed the process. The research was conducted in two schools in Juiz de Fora / MG, which had lower level of the Basic Education Development (IDEB) and that are part of PDE-School. The study revealed that the PDE-School preserves the foundations of neoliberalism and state reform, and it show itself as a proposal that comes "from the top", pragmatic. It works as a general agreement strategy, the school introduces the culture of evaluation, it intensifies the teaching profession, especially for schools managers. Besides that, financial resources are essential to structure the school with pedagogical teaching materials; however, the quality of education is bounded to the risen statistic data.
Palavras-chave: Educação
Políticas
Reformas
Gestão escolar
Qualidade
Education
Policies
Reform
School management
Quality
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3471
Data do documento: 13-Mai-2011
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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