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dc.contributor.advisor1Rodrigues, Rubens Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798779E9pt_BR
dc.contributor.referee1Martins, André Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.brpt_BR
dc.contributor.referee2Frigotto, Gaudencio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780705Y6pt_BR
dc.creatorSolano, Cleonice Halfeld-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4488042Y1pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T14:35:22Z-
dc.date.available2017-02-23-
dc.date.available2017-02-23T14:35:22Z-
dc.date.issued2011-05-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3471-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the School Development Plan (PDE-School) - strategic management approach - which is inserted in the Educational Development Plan (PDE), initiated on April 2007. In this study we searched for the extent in which the PDE-School really alters the reality and dynamics of public schools at the town of Juiz de Fora. The mentioned educational proposal is mainly aimed to improve the quality of public education. Given this, it tried to capture the impacts brought by the implementation of this policy for the school community and to education itself. For this, the research was grounded in the assumptions of the qualitative approach, based on the historical materialism epistemological framework to understand that this perspective seeks to grasp the historical reality in a dialectical way. Therefore, a discussion was held concerning the concepts of state, the particularities of the formation process of the Brazilian State, as well as the historical and social context of Brazil in the 90’s. Reflections about educational policies in Brazil were held, especially since the 90's and in particular the School Development Plan (PDE-School). It strives to understand the ramifications of this policy, mediations and contradictions that crossed the process. The research was conducted in two schools in Juiz de Fora / MG, which had lower level of the Basic Education Development (IDEB) and that are part of PDE-School. The study revealed that the PDE-School preserves the foundations of neoliberalism and state reform, and it show itself as a proposal that comes "from the top", pragmatic. It works as a general agreement strategy, the school introduces the culture of evaluation, it intensifies the teaching profession, especially for schools managers. Besides that, financial resources are essential to structure the school with pedagogical teaching materials; however, the quality of education is bounded to the risen statistic data.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo se propôs a fazer uma análise do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola) - metodologia estratégica de gestão - que está inserido no Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007. Nessa pesquisa buscou-se investigar em que medida o PDE-Escola altera de fato a realidade e a dinâmica da escola pública do município de Juiz de Fora. A referida proposta educativa tem como objetivo central melhorar a qualidade da educação pública. Diante disso, procurou-se apreender os impactos trazidos pela implementação dessa política para o coletivo escolar e para a educação. Para tanto, a pesquisa se embasou nos pressupostos da abordagem qualitativa, pautada no referencial epistemológico do materialismo histórico, por entender que essa perspectiva busca a apreensão da realidade histórica de forma dialética. Dessa forma, discutiu-se acerca das concepções de Estado, das particularidades do processo de formação do Estado brasileiro, bem como a contextualização histórico-social do Brasil nos anos 1990. Realizou-se uma reflexão acerca das políticas educacionais no Brasil, sobretudo a partir da década de 90 e em particular sobre o Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE-Escola). Nesse sentido, procurou-se compreender os desdobramentos dessa política, as mediações e contradições que atravessaram o processo. A pesquisa empírica foi realizada em duas escolas do município de Juiz de Fora/MG, que obtiveram baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e que aderiram ao PDE-Escola. A investigação revelou que o PDE-Escola preserva os fundamentos do neoliberalismo e da reforma do Estado, mostrando-se como uma proposta “pelo alto”, pragmática. Funciona como estratégia de consenso, introduz na escola a cultura avaliativa, intensifica o trabalho docente, principalmente para os gestores das escolas. Além disso, os recursos financeiros são essenciais para estruturar a escola com material didático-pedagógico, no entanto, a qualidade da educação está vinculada a elevação de dados estatísticos.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectPolíticaspt_BR
dc.subjectReformaspt_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectQualidadept_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectPoliciespt_BR
dc.subjectReformpt_BR
dc.subjectSchool managementpt_BR
dc.subjectQualitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titlePlano de desenvolvimento da educação e plano de desenvolvimento da escola: desdobramentos da implementação dessas políticas no contexto escolarpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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