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Tipo: Dissertação
Título: As inter-relações com as diferenças no tecido escolar: os sentidos da diversidade
Autor(es): Passos, Suzi Mara Almeida
Primeiro Orientador: Marques, Luciana Pacheco
Membro da banca: Santos, Mônica Pereira dos
Membro da banca: Ferrari, Anderson
Resumo: Esta dissertação se refere ao desenvolvimento de uma pesquisa na qual investiguei as inter-relações com as diferenças, considerando indícios dos sentidos atribuídos à diversidade no tecido escolar. Como subsídio conceitual para a referida investigação, busquei refletir sobre os sentidos da diversidade, dialogando com autores como Carlos Skliar, Carlos Alberto Marques, Martin Buber e apresentei a Teoria da Autopoiese de Humberto Maturana, o paradigma da Complexidade conforme proposto por Edgar Morin, chegando à racionalidade exlética, discutida por Nadia Bevilaqua. Após refletir sobre o espaço e lugar como fios que se entrecruzam na arquite(ssi)tura da escola, tendo como parâmetro investigativo o Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg, adentrei o tecido escolar da Escola Municipal Bom Pastor do município de Juiz de Fora/MG e, assim, pude entrelaçar, com o recurso da narrativa, os indícios e as teorias com as quais dialogamos. Arrematando os fios percebi como recorrente no tecido escolar que as diferenças podem ser negadas, marcadas, determinando uma interação hierarquizada entre o “eu da mesmidade da normalidade” e o “outro da diferença da anormalidade”. Mas, como o ser humano é um ser inacabado, conforme já dizia Paulo Freire, o desenvolvimento da “inteireza de seu ser” precisa da convivência que, por sua vez, exige mudanças não só nas ações aparentes, mas, mais ainda, nas concepções que alimentam os pensamentos, que subsidiam as atitudes que, por sua vez, determinam as ações. A pesquisa empreendida fez entender o objetivo investigativo de ver/sentir/pensar e narrar as inter-relações com as diferenças, buscando os sentidos atribuídos à diversidade, tenho também o objetivo existencial de chamar a atenção de todos e todas para as amplas possibilidades que se abrem para cada um de nós ao compreendermos a interdependência existente entre todos os seres humanos e destes com a natureza, com a vida, com o cosmo.
Abstract: The present dissertation reports to a research development in which inter-relation with the differences have been investigated, considering evidence of the senses attributed to the diversity in the schooling arrangement. As a conceptual subsidy for the referred investigation, the senses of diversity have been reflected upon conversations with authors such as Carlos Skliar, Carlos Alberto Marques, Martin Buber and the presentation of Humberto Maturana`s Autopoiesis Theory, the paradigm of Complexity as proposed by Edgar Morin, reaching the exlactic rationality brought forward by Nadia Bevilaqua. Subsequent to the reflection upon space and place as interweaving threads in the school archi(tex)ture, taking as an investigative approach the Inditiary Method by Carlo Ginzburg, going into the schooling arrangement of Bom Pastor City School in Juiz de Fora City, state of Minas Gerais, and thus being able to interweave, with narrative resources, evidences and theories we have dialogued with. I could perceive as a common thread in this schooling arrangement that differences may be denied, marked, determining a hierarchical interaction between the “self of sameness of normalcy” and the “other of difference of abnormality”. However, since human being is unfinished in himself, according to Paulo Freire, the development of the “wholeness of his own self” needs the acquaintanceship which in turn demands changes not only in apparent actions but, furthermore in thought-feeding concepts, that subsidize attitudes which in turn determine actions. Such undertaking has made me perceive that far beyond the investigating objective of seeing/feeling/thinking and narrating inter-relations with differences, seeking the attributed senses to diversity, I also have the existential purpose to call everyone`s attention to the broad possibilities which unfold for each one of us as we understand the existing interdependence among all humans and pervasive to nature, life and the cosmos.
Palavras-chave: Diferença
Diversidade
Educação
Paradigma indiciário
Complexidade
Difference
Diversity
Education
Paradigm
Inditiary
Complexity
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3462
Data do documento: 26-Abr-2010
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



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