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dc.contributor.advisor1Marques, Luciana Pacheco-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727347P8pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Mônica Pereira dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781463T2pt_BR
dc.contributor.referee2Ferrari, Anderson-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758980A6pt_BR
dc.creatorPassos, Suzi Mara Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4711464H7pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-23T12:00:23Z-
dc.date.available2017-02-22-
dc.date.available2017-02-23T12:00:23Z-
dc.date.issued2010-04-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3462-
dc.description.abstractThe present dissertation reports to a research development in which inter-relation with the differences have been investigated, considering evidence of the senses attributed to the diversity in the schooling arrangement. As a conceptual subsidy for the referred investigation, the senses of diversity have been reflected upon conversations with authors such as Carlos Skliar, Carlos Alberto Marques, Martin Buber and the presentation of Humberto Maturana`s Autopoiesis Theory, the paradigm of Complexity as proposed by Edgar Morin, reaching the exlactic rationality brought forward by Nadia Bevilaqua. Subsequent to the reflection upon space and place as interweaving threads in the school archi(tex)ture, taking as an investigative approach the Inditiary Method by Carlo Ginzburg, going into the schooling arrangement of Bom Pastor City School in Juiz de Fora City, state of Minas Gerais, and thus being able to interweave, with narrative resources, evidences and theories we have dialogued with. I could perceive as a common thread in this schooling arrangement that differences may be denied, marked, determining a hierarchical interaction between the “self of sameness of normalcy” and the “other of difference of abnormality”. However, since human being is unfinished in himself, according to Paulo Freire, the development of the “wholeness of his own self” needs the acquaintanceship which in turn demands changes not only in apparent actions but, furthermore in thought-feeding concepts, that subsidize attitudes which in turn determine actions. Such undertaking has made me perceive that far beyond the investigating objective of seeing/feeling/thinking and narrating inter-relations with differences, seeking the attributed senses to diversity, I also have the existential purpose to call everyone`s attention to the broad possibilities which unfold for each one of us as we understand the existing interdependence among all humans and pervasive to nature, life and the cosmos.pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação se refere ao desenvolvimento de uma pesquisa na qual investiguei as inter-relações com as diferenças, considerando indícios dos sentidos atribuídos à diversidade no tecido escolar. Como subsídio conceitual para a referida investigação, busquei refletir sobre os sentidos da diversidade, dialogando com autores como Carlos Skliar, Carlos Alberto Marques, Martin Buber e apresentei a Teoria da Autopoiese de Humberto Maturana, o paradigma da Complexidade conforme proposto por Edgar Morin, chegando à racionalidade exlética, discutida por Nadia Bevilaqua. Após refletir sobre o espaço e lugar como fios que se entrecruzam na arquite(ssi)tura da escola, tendo como parâmetro investigativo o Paradigma Indiciário de Carlo Ginzburg, adentrei o tecido escolar da Escola Municipal Bom Pastor do município de Juiz de Fora/MG e, assim, pude entrelaçar, com o recurso da narrativa, os indícios e as teorias com as quais dialogamos. Arrematando os fios percebi como recorrente no tecido escolar que as diferenças podem ser negadas, marcadas, determinando uma interação hierarquizada entre o “eu da mesmidade da normalidade” e o “outro da diferença da anormalidade”. Mas, como o ser humano é um ser inacabado, conforme já dizia Paulo Freire, o desenvolvimento da “inteireza de seu ser” precisa da convivência que, por sua vez, exige mudanças não só nas ações aparentes, mas, mais ainda, nas concepções que alimentam os pensamentos, que subsidiam as atitudes que, por sua vez, determinam as ações. A pesquisa empreendida fez entender o objetivo investigativo de ver/sentir/pensar e narrar as inter-relações com as diferenças, buscando os sentidos atribuídos à diversidade, tenho também o objetivo existencial de chamar a atenção de todos e todas para as amplas possibilidades que se abrem para cada um de nós ao compreendermos a interdependência existente entre todos os seres humanos e destes com a natureza, com a vida, com o cosmo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiferençapt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectParadigma indiciáriopt_BR
dc.subjectComplexidadept_BR
dc.subjectDifferencept_BR
dc.subjectDiversitypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectParadigmpt_BR
dc.subjectInditiarypt_BR
dc.subjectComplexitypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleAs inter-relações com as diferenças no tecido escolar: os sentidos da diversidadept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



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