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Clase: Dissertação
Título : Stelarc e a comunicação: a túnica inconsútil das corporeidades
Autor(es): Holzapfel, Vilson
Orientador: Silveira Júnior, Potiguara Mendes da
Co-orientador: Pimenta, Francisco José Paoliello
Miembros Examinadores: Queiroz, Álvaro João Magalhães de
Miembros Examinadores: Alonso, Aristides Ledesma
Resumo: Propondo-se a analisar a produção artística de Stelarc a partir de um olhar semiótico, a presente pesquisa busca elementos que legitimem a interpretação simbólica, portanto fantasiosa, imaginária e utópica, das performances, observando-as como signos do processo evolutivo humano em luta contra a obsolescência. A essa leitura opõe-se Brian Massumi, que sugere a observação literal e restrita ao espaço performático. A análise, baseada na Semiótica de Peirce, segue três etapas: a primeira, descritiva, demora-se nos fundamentos do signo; a segunda intenta delinear o objeto, que se prolonga do espaço performático à realidade contígua e imbrica sobre a futuridade pós-humana. Na terceira, observam-se os efeitos interpretativos nas categorias de primeiridade, secundidade e terceiridade, com ênfase no legissigno instituidor das corporeidades conectadas, base de uma sugestão de modelo classificatório que, ao considerar o caráter relacional do ciberespaço, destaca o modo como se dão os contatos sociais em Stelarc e como influenciam a subjetividade. A proposta complementa o modelo de Massumi, fundado no automatismo força atuante corpo ação transduzida. As relações em Stelarc são eminentemente táteis, viscerais, em que o corpo torna-se arena de manifestação do comportamento híbrido, coletivo, fractal. À luz da Pragmática, observar-se-á o interpretante stelarciano em seu poder de alterar a visão de mundo do intérprete e seus hábitos de sentimento, ações e pensamentos. Será analisada, portanto, a capacidade do signo artístico de incentivar o crescimento da razoabilidade concreta, ao estimular a busca do Summum Bonum, ideal estabelecido pela Estética e executado pela Lógica, sob a direção da Ética. Por fim, a pesquisa identifica elementos que validem a leitura simbólica a partir de critérios objetivos respaldados nos fundamentos e na referencialidade do signo, somados à experiência colateral do intérprete. Na presente pesquisa, foram consideradas as teorias de Peirce sobre semiótica, a partir das observações de Gambarato, Fernandes, Serra, Tienne e Santaella; de Hall, Freud, Lemos, Marcondes Filho, Rüdiger, Maffesoli sobre subjetividade e socialização; de Kerckhove, Lévy, Santaella e Domingues, como teóricos da cibercultura; e de Leão, Fernandes, Dery, Goodall, Jones, Kroker, Smith, Massumi sobre o universo stelarciano.
Resumen : Trying to analyze in a semiotic view the Stelarc’s artistic production, the current research seeks elements that can legitimate the symbolic interpretation, hence fanciful, imaginary and utopian, of performances, observing them as signs of the human evolutionary process in the fight against obsolescence. Brian Massumi, in opposition to this reading, suggests the literal and restricted observation of the performative space. The analysis, based on Peirce’s Semiotic, follows three stages: the first one, descriptive, stays on the sign features. The second, intends to outline the object, which prolongs from the performative space until the contiguous reality and overlaps the posthuman futurity. On the third one, the interpretative effects on the firstness, secondness and thirdness are observed, laying emphasis on the legisign as founder of the connected corporities, which are the base of a suggestion to a classifier framework when, considering the cyberspace relational aspect, emphasizes the way how the social contacts in Stelarc are settled and how they influence the subjectivity. The proposal completes Massumi’s pattern based on the automatism acting force body transduced action. In Stelarc, the relationships are priorly tactile, visceral, where the body becomes arena of expression of the hybrid, collective and fractal behavior. Under the pragmatic aegis, the Stelarcian interpretants will be analyzed in its power of changing the interpreter’s world perception, and his/her habits of feeling, action and thought. The artistic sign capacity to motivate the growth of the concrete reasonableness will be scrutinized, by stimulating the Summum Bonum search, which is established by the aesthetic and executed by the logic, under the ethic leading. Finally, the research identifies elements that confirm the symbolic reading that follows objective criteria supported by both, the features and the referentiality of the sign, added to the interpreter’s collateral experience. This current research has considered the theories of Peirce, about Semiotic, according to Gambarato, Fernandes, Serra, Tienne and Santaella; of Hall, Freud, Lemos, Marcondes Filho, Rüdiger, Maffesoli about subjectivity and socialization; of Kerckhove, Lévy, Santaella and Domingues, as theoreticians of the cyberculture; and of Leão, Fernandes, Dery, Goodall, Jones, Kroker, Smith, Massumi about the Stelarcian universe.
Palabras clave : Teoria da comunicação
Semiótica
Arte contemporânea
Communication theory
Semiotics
Contemporary art
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editorial : Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla de la Instituición: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Clase de Acesso: Acesso Aberto
URI : https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3419
Fecha de publicación : 9-dic-2009
Aparece en las colecciones: Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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