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dc.contributor.advisor1Silveira Júnior, Potiguara Mendes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707079E5pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pimenta, Francisco José Paoliello-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788558J9pt_BR
dc.contributor.referee1Queiroz, Álvaro João Magalhães de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799857P7pt_BR
dc.contributor.referee2Alonso, Aristides Ledesma-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786977H2pt_BR
dc.creatorHolzapfel, Vilson-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4252417U3pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-21T13:56:20Z-
dc.date.available2017-02-21-
dc.date.available2017-02-21T13:56:20Z-
dc.date.issued2009-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3419-
dc.description.abstractTrying to analyze in a semiotic view the Stelarc’s artistic production, the current research seeks elements that can legitimate the symbolic interpretation, hence fanciful, imaginary and utopian, of performances, observing them as signs of the human evolutionary process in the fight against obsolescence. Brian Massumi, in opposition to this reading, suggests the literal and restricted observation of the performative space. The analysis, based on Peirce’s Semiotic, follows three stages: the first one, descriptive, stays on the sign features. The second, intends to outline the object, which prolongs from the performative space until the contiguous reality and overlaps the posthuman futurity. On the third one, the interpretative effects on the firstness, secondness and thirdness are observed, laying emphasis on the legisign as founder of the connected corporities, which are the base of a suggestion to a classifier framework when, considering the cyberspace relational aspect, emphasizes the way how the social contacts in Stelarc are settled and how they influence the subjectivity. The proposal completes Massumi’s pattern based on the automatism acting force body transduced action. In Stelarc, the relationships are priorly tactile, visceral, where the body becomes arena of expression of the hybrid, collective and fractal behavior. Under the pragmatic aegis, the Stelarcian interpretants will be analyzed in its power of changing the interpreter’s world perception, and his/her habits of feeling, action and thought. The artistic sign capacity to motivate the growth of the concrete reasonableness will be scrutinized, by stimulating the Summum Bonum search, which is established by the aesthetic and executed by the logic, under the ethic leading. Finally, the research identifies elements that confirm the symbolic reading that follows objective criteria supported by both, the features and the referentiality of the sign, added to the interpreter’s collateral experience. This current research has considered the theories of Peirce, about Semiotic, according to Gambarato, Fernandes, Serra, Tienne and Santaella; of Hall, Freud, Lemos, Marcondes Filho, Rüdiger, Maffesoli about subjectivity and socialization; of Kerckhove, Lévy, Santaella and Domingues, as theoreticians of the cyberculture; and of Leão, Fernandes, Dery, Goodall, Jones, Kroker, Smith, Massumi about the Stelarcian universe.pt_BR
dc.description.resumoPropondo-se a analisar a produção artística de Stelarc a partir de um olhar semiótico, a presente pesquisa busca elementos que legitimem a interpretação simbólica, portanto fantasiosa, imaginária e utópica, das performances, observando-as como signos do processo evolutivo humano em luta contra a obsolescência. A essa leitura opõe-se Brian Massumi, que sugere a observação literal e restrita ao espaço performático. A análise, baseada na Semiótica de Peirce, segue três etapas: a primeira, descritiva, demora-se nos fundamentos do signo; a segunda intenta delinear o objeto, que se prolonga do espaço performático à realidade contígua e imbrica sobre a futuridade pós-humana. Na terceira, observam-se os efeitos interpretativos nas categorias de primeiridade, secundidade e terceiridade, com ênfase no legissigno instituidor das corporeidades conectadas, base de uma sugestão de modelo classificatório que, ao considerar o caráter relacional do ciberespaço, destaca o modo como se dão os contatos sociais em Stelarc e como influenciam a subjetividade. A proposta complementa o modelo de Massumi, fundado no automatismo força atuante corpo ação transduzida. As relações em Stelarc são eminentemente táteis, viscerais, em que o corpo torna-se arena de manifestação do comportamento híbrido, coletivo, fractal. À luz da Pragmática, observar-se-á o interpretante stelarciano em seu poder de alterar a visão de mundo do intérprete e seus hábitos de sentimento, ações e pensamentos. Será analisada, portanto, a capacidade do signo artístico de incentivar o crescimento da razoabilidade concreta, ao estimular a busca do Summum Bonum, ideal estabelecido pela Estética e executado pela Lógica, sob a direção da Ética. Por fim, a pesquisa identifica elementos que validem a leitura simbólica a partir de critérios objetivos respaldados nos fundamentos e na referencialidade do signo, somados à experiência colateral do intérprete. Na presente pesquisa, foram consideradas as teorias de Peirce sobre semiótica, a partir das observações de Gambarato, Fernandes, Serra, Tienne e Santaella; de Hall, Freud, Lemos, Marcondes Filho, Rüdiger, Maffesoli sobre subjetividade e socialização; de Kerckhove, Lévy, Santaella e Domingues, como teóricos da cibercultura; e de Leão, Fernandes, Dery, Goodall, Jones, Kroker, Smith, Massumi sobre o universo stelarciano.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeoria da comunicaçãopt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectArte contemporâneapt_BR
dc.subjectCommunication theorypt_BR
dc.subjectSemioticspt_BR
dc.subjectContemporary artpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleStelarc e a comunicação: a túnica inconsútil das corporeidadespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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