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Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente como ferramenta de gestão do sistema único de saúde: a concepção dos enfermeiros
Autor(es): Rossetti, Luciana Teixeira
Primeiro Orientador: Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Membro da banca: Seixas, Clarissa Terenzi
Membro da banca: Castro, Edna Aparecida Barbosa de
Resumo: O Sistema Único de Saúde tem o dever constitucional de ordenar a formação de recursos humanos na área da saúde e vem lutando por isso desde seu início, passando por momentos importantes em sua história, como a criação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), ainda não efetivada. Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar a Educação Permanente como ferramenta de gestão dos enfermeiros na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora (SRS-JF). Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo, baseado no referencial teórico-metodológico da hermenêutica-dialética, a partir do qual foram elaboradas duas categorias de análise: Categoria 1 - O trabalho dos enfermeiros na Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora e as atividades de Educação Permanente desenvolvidas; Categoria 2 - A Educação Permanente como Ferramenta para a Gestão na Visão dos Enfermeiros. Os resultados apontaram a existência de fragmentação nos serviços na SRS, o que leva à descontinuidade da assistência à saúde, uma vez que a falta de articulação entre os setores não possibilita a transformação das práticas de saúde. O estudo revelou ainda que os enfermeiros têm conhecimento sobre a importância da Educação Permanente, mas não possuem uma visão da amplitude da mesma. Entretanto a consideram uma ferramenta essencial à gestão dos sistemas de saúde.
Abstract: The Health System has a constitutional duty to organize the training of human resources in health and has struggled since its inception, through important moments in its history, such as the creation of the National Policy of Permanent Education in Health (PNEPS), not yet effective. This research aimed to analyze the Permanent Education as a management tool of nurses in the Health Regional Superintendence of Juiz de Fora (SRS-JF). It is a study of qualitative approach, descriptive, based on theoretical and methodological hermeneutic-dialectics reference, from which was drawn up two analytical categories: Category 1 - The work of nurses in health Regional Superintendence of Juiz de Fora and Permanent Education activities; Category 2 – Permanent Education as a tool for management in the vision of nurses. The results showed the existence of fragmentation in the services in SRS, which ultimately lead to discontinuity of health care, as the lack of coordination between the sectors does not allow the transformation of health practices. The study also revealed that nurses have knowledge about the importance of Permanent Education, but do not have a picture of the extent of it, however, still consider it na essential to the management of health systems.
Palavras-chave: Educação Permanente
Enfermagem
Gestão
Permanent education
Nursing
Management
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/337
Data do documento: 10-Ago-2015
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



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