Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3292
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
josiecostabarbosa.pdf765.04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: Os caminhos e descaminhos da avaliação no projeto veredas: a percepção dos tutores da AFOR UFJF
Autor(es): Barbosa, Josie Costa
Primeiro Orientador: Calderano, Maria da Assunção
Membro da banca: Teixeira, Beatriz de Basto
Membro da banca: Santos, Neide dos
Resumo: Constituiu-se como objetivo deste estudo investigar em que medida a avaliação projetada no curso Veredas foi efetivamente realizada, no ponto de vista de alguns tutores que dele participaram. Nesta investigação procurou-se, primeiramente, apresentar um breve panorama da produção teórica sobre avaliação de alunos e educação a distância, destacando-se nesse contexto, a concepção de avaliação assumida pelo Projeto Veredas. Os sujeitos da pesquisa foram os tutores da Agência de Formação da Universidade Federal de Juiz de Fora - AFOR UFJF. O questionário foi o principal instrumento etodológico utilizado para coletar informações junto aos sujeitos focalizados. Dessa forma destacou-se nesse estudo uma reflexão específica sobre o Sistema de Tutoria, bem como o Sistema de Avaliação e Monitoramento. Considerando os elementos analisados neste estudo pode-se concluir que a avaliação projetada para o Veredas foi, em parte, alcançada. Os tutores demonstraram compreender os objetivos e funções da avaliação de desempenho de cursistas, entretanto, tiveram problemas na execução. Houve um istanciamento entre o discurso teórico e a prática avaliativa. Em alguns momentos a avaliação não conseguiu acompanhar o processo de ressignificação dos professores cursistas do Projeto Veredas, na visão dos tutores-sujeitos desse estudo.
Abstract: This study consists in a measure evaluation of VEREDAS COURSE by some tutors that participated in it. This inquiry presents a brief theoretical production about pupils evaluation and long distance educational system, emphasizing in this context, the evaluation assumed by Veredas Course. Research was focused on tutors at FORMATION DEPARTMENT from JUIZ DE FORA FEDERAL UNIVERSITY (AFOR UFJF). A questionnaire was the principal method to collect information from tutors. This way, the investigation reflects guardianship as well as evaluating system’s. Conclusion leads to a partial achievement on evaluation project. Tutors demonstrated to understand evaluation functions and objectives on cursists performance. However, could not apply them due to difficulties. There was a lack between theoretical speech and practical performance. Tutors considered they could not evaluate cursists teachers through the upgrade achievement in VEREDAS PROJECT.
Palavras-chave: Projeto Veredas
Avaliação de desempenho de alunos
EAD
Project Veredas
Pupil's evaluation and performance
Distance learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Educação
Programa: Programa de Pós-graduação em Educação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3292
Data do documento: 27-Mar-2007
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.