Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3292
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
josiecostabarbosa.pdf765.04 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Calderano, Maria da Assunção-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700993A2pt_BR
dc.contributor.referee1Teixeira, Beatriz de Basto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707321Y6pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Neide dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/pt_BR
dc.creatorBarbosa, Josie Costa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765643D7pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-13T16:44:22Z-
dc.date.available2017-02-10-
dc.date.available2017-02-13T16:44:22Z-
dc.date.issued2007-03-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3292-
dc.description.abstractThis study consists in a measure evaluation of VEREDAS COURSE by some tutors that participated in it. This inquiry presents a brief theoretical production about pupils evaluation and long distance educational system, emphasizing in this context, the evaluation assumed by Veredas Course. Research was focused on tutors at FORMATION DEPARTMENT from JUIZ DE FORA FEDERAL UNIVERSITY (AFOR UFJF). A questionnaire was the principal method to collect information from tutors. This way, the investigation reflects guardianship as well as evaluating system’s. Conclusion leads to a partial achievement on evaluation project. Tutors demonstrated to understand evaluation functions and objectives on cursists performance. However, could not apply them due to difficulties. There was a lack between theoretical speech and practical performance. Tutors considered they could not evaluate cursists teachers through the upgrade achievement in VEREDAS PROJECT.pt_BR
dc.description.resumoConstituiu-se como objetivo deste estudo investigar em que medida a avaliação projetada no curso Veredas foi efetivamente realizada, no ponto de vista de alguns tutores que dele participaram. Nesta investigação procurou-se, primeiramente, apresentar um breve panorama da produção teórica sobre avaliação de alunos e educação a distância, destacando-se nesse contexto, a concepção de avaliação assumida pelo Projeto Veredas. Os sujeitos da pesquisa foram os tutores da Agência de Formação da Universidade Federal de Juiz de Fora - AFOR UFJF. O questionário foi o principal instrumento etodológico utilizado para coletar informações junto aos sujeitos focalizados. Dessa forma destacou-se nesse estudo uma reflexão específica sobre o Sistema de Tutoria, bem como o Sistema de Avaliação e Monitoramento. Considerando os elementos analisados neste estudo pode-se concluir que a avaliação projetada para o Veredas foi, em parte, alcançada. Os tutores demonstraram compreender os objetivos e funções da avaliação de desempenho de cursistas, entretanto, tiveram problemas na execução. Houve um istanciamento entre o discurso teórico e a prática avaliativa. Em alguns momentos a avaliação não conseguiu acompanhar o processo de ressignificação dos professores cursistas do Projeto Veredas, na visão dos tutores-sujeitos desse estudo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjeto Veredaspt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho de alunospt_BR
dc.subjectEADpt_BR
dc.subjectProject Veredaspt_BR
dc.subjectPupil's evaluation and performancept_BR
dc.subjectDistance learningpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleOs caminhos e descaminhos da avaliação no projeto veredas: a percepção dos tutores da AFOR UFJFpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Educação (Dissertações)



Items in DSpace are protected by Creative Commons licenses, with all rights reserved, unless otherwise indicated.