https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3235
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
flaviodesouzacoelho.pdf | 964.63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Tipo: | Dissertação |
Título: | Compreender-se educador matemático |
Autor(es): | Coelho, Flávio de Souza |
Primeiro Orientador: | Detoni, Adlai Ralph |
Membro da banca: | Kluth, Verilda Speridião |
Membro da banca: | Clareto, Sônia Maria |
Resumo: | Este trabalho pretende ser um texto descritivo pelo qual se possa vislumbrar uma compreensão do ser educador matemático no mundo-vida escolar. Trata-se de uma interpretação da interpretação de uma vivência com um grupo de dez alunos de quinta série do Ensino Fundamental, a partir de uma situação de discurso, quando, ao falarem sobre matemática, possibilitaram-me uma visão mais ampla do que a tradição usual nos impõe. Ao transcrever o que me pareceu ter sido dito, pelo recurso de gravação em fitas k-7, um texto escrito pôde ser constituído e, das fagulhas de significados, percebidas por mim, outros sentidos do ser educador matemático tornaram-me menos próximo à concepção solipsista de conhecimento, realidade e educação. À luz da fenomenologia, principalmente com Merleau-Ponty e da Hermenêutica fenomenológica, sobretudo com Paul Ricoeur, as interpretações convergiram em categorias abertas, solicitando-me descrevê-las em termos como Aritmeticidade, geometricidade, pedagogicidade, perspectividade e educabilidade filosofar, admitindo-as como fenômenos ideológicos. Ideologia, aqui, tem um viés que constitui a pertença de um grupo cultural no sentido hermenêutico descrito por Ricoeur, e, portando um fenômeno. |
Abstract: | This work intends to be a text consisting of descriptions througt which professionals can glimpse an understanding of the being a mathematical educator in the world-life. It deals with a group of ten fifth grade pupils of Ensino Fundamental, in a situation of speech. Based on their speaking, it became possible to extend my vision from of the formal tradition usualy imposes to one more realistic and centered in education. From sparks of meaning, captured in recordings, it was perceived by me other ways of being a mathematical educator, more distant of the solipsista conception of knowledge. Iluminated by the fenomenology, mainly in Merleau-Ponty and Paul Ricoeur phenomenological hermeneutics, the interpretations had converged in opened categories, which requested me to descibe them in terms as Aritmeticidade, pedagogicidade, perspectividade and educabilidade to filosofar, admiting them as ideological phenomena. It is interesting to stand out that ideology has a bias in this study, which means, belonging to a cultural group in the describle hermeneutic direction for Ricoeur, and, therefore, a phenomenon. |
Palavras-chave: | Educação matemática Fenomenologia Hermenêutica Ideologia Mathematical education Phenomenology Hermeneutics Ideology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
Sigla da Instituição: | UFJF |
Departamento: | Faculdade de Educação |
Programa: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3235 |
Data do documento: | 29-Mar-2007 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação (Dissertações) |
Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.