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Tipo: Dissertação
Título: Comunicação interna e complexidade: uma perspectiva dos públicos internos como sujeitos comunicacionais e legitimadores da organização
Autor(es): Canin, Daniela de Oliveira
Primeiro Orientador: Lopes Filho, Boanerges Balbino
Membro da banca: Oliveira, Luiz Ademir de
Membro da banca: Figueiredo, Ivan Vasconcelos
Resumo: A dissertação tem a proposta de observar a relação entre os processos de comunicação interna e a autolegitimação da organização. Conhecer a concepção e a relevância da comunicação, seus termos gerais e específicos, e o real significado dos canais que a dinamizam estão entre os tópicos tratados no texto. Adota-se como base o Paradigma da Complexidade, que aponta para as visões inter-relacional e sistêmica dos fenômenos de comunicação. A revisão teórica articula conceitos relacionados à “comunicação organizacional”, “comunicação interna”, “cultura organizacional”, “interação e linguagem”, dentre outros. Uma análise de situação observada a partir da comunicação interna na Fundação de Apoio ao Hospital Universitário – da Universidade Federal de Juiz de Fora – envolveu também pesquisa qualitativa e realização de grupo focal com supervisores e funcionários lotados na sede da instituição e nas duas unidades de saúde geridas na região. Depoimentos dos participantes corroboram dois eixos primordiais da pesquisa: a de que a comunicação interna assume, em geral, um caráter instrumental/operacional, isto é, capaz de transmitir informação – embora exista o reconhecimento de que a comunicação pressupõe o diálogo; e que, por meio de canais formais e informais, desenvolvem-se prioritariamente relações interpessoais. Nas considerações finais, observa-se, entre outros pontos, que a comunicação interna é uma ferramenta de gestão que legitima a organização para a própria organização, desde que suas ações sejam pensadas de forma integrada.
Abstract: This thesis intends to observe the relationship between the processes of internal communication and the self-legitimacy of the organization. Knowing the conception and the relevance of communication, its general and specific terms, and the actual meaning of the channels that give dynamism this are among topics covered in this text. The research is based on the Paradigm of Complexity, which points to the motion and systemic interrelation visions of the communication phenomena. The theoretical review articulates concepts related to "organizational communication", "internal communication", "organizational culture", "interaction and language", among others. An analysis of situation observed from the internal communication at the Fundação de Apoio ao Hospital Universitário, da Universidade Federal de Juiz de Fora – also involved qualitative research and conducting a focal group with supervisors and employees whom work at the headquarters organization’s and at two other health units managed in the region. Testimonials from participants indicate two axes of research: the primordial, that internal communication takes, in general, as an instrumental character/operational, that is, capable of transmitting information – although there is the knowledge that communication assumes the dialogue; and that through formal and informal channels, developing interpersonal relations as a priority. In the final considerations, it is observed, among other points, that internal communication is a management tool that legitimizes the organization to the organization itself, since its actions are designed as in an integrated manner.
Palavras-chave: Comunicação interna
Paradigma da complexidade
Cultura organizacional
Comunicação informal
Internal communication.
Paradigm of Complexity.
Organizational culture.
Informal communication
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
Programa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3187
Data do documento: 29-Ago-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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