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dc.contributor.advisor1Lopes Filho, Boanerges Balbino-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731486E0pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Luiz Ademir de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709297T1pt_BR
dc.contributor.referee2Figueiredo, Ivan Vasconcelos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4131991J6pt_BR
dc.creatorCanin, Daniela de Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4331698T6pt_BR
dc.date.accessioned2017-02-02T12:08:37Z-
dc.date.available2017-01-16-
dc.date.available2017-02-02T12:08:37Z-
dc.date.issued2016-08-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3187-
dc.description.abstractThis thesis intends to observe the relationship between the processes of internal communication and the self-legitimacy of the organization. Knowing the conception and the relevance of communication, its general and specific terms, and the actual meaning of the channels that give dynamism this are among topics covered in this text. The research is based on the Paradigm of Complexity, which points to the motion and systemic interrelation visions of the communication phenomena. The theoretical review articulates concepts related to "organizational communication", "internal communication", "organizational culture", "interaction and language", among others. An analysis of situation observed from the internal communication at the Fundação de Apoio ao Hospital Universitário, da Universidade Federal de Juiz de Fora – also involved qualitative research and conducting a focal group with supervisors and employees whom work at the headquarters organization’s and at two other health units managed in the region. Testimonials from participants indicate two axes of research: the primordial, that internal communication takes, in general, as an instrumental character/operational, that is, capable of transmitting information – although there is the knowledge that communication assumes the dialogue; and that through formal and informal channels, developing interpersonal relations as a priority. In the final considerations, it is observed, among other points, that internal communication is a management tool that legitimizes the organization to the organization itself, since its actions are designed as in an integrated manner.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação tem a proposta de observar a relação entre os processos de comunicação interna e a autolegitimação da organização. Conhecer a concepção e a relevância da comunicação, seus termos gerais e específicos, e o real significado dos canais que a dinamizam estão entre os tópicos tratados no texto. Adota-se como base o Paradigma da Complexidade, que aponta para as visões inter-relacional e sistêmica dos fenômenos de comunicação. A revisão teórica articula conceitos relacionados à “comunicação organizacional”, “comunicação interna”, “cultura organizacional”, “interação e linguagem”, dentre outros. Uma análise de situação observada a partir da comunicação interna na Fundação de Apoio ao Hospital Universitário – da Universidade Federal de Juiz de Fora – envolveu também pesquisa qualitativa e realização de grupo focal com supervisores e funcionários lotados na sede da instituição e nas duas unidades de saúde geridas na região. Depoimentos dos participantes corroboram dois eixos primordiais da pesquisa: a de que a comunicação interna assume, em geral, um caráter instrumental/operacional, isto é, capaz de transmitir informação – embora exista o reconhecimento de que a comunicação pressupõe o diálogo; e que, por meio de canais formais e informais, desenvolvem-se prioritariamente relações interpessoais. Nas considerações finais, observa-se, entre outros pontos, que a comunicação interna é uma ferramenta de gestão que legitima a organização para a própria organização, desde que suas ações sejam pensadas de forma integrada.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Comunicação Socialpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFJFpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectParadigma da complexidadept_BR
dc.subjectCultura organizacionalpt_BR
dc.subjectComunicação informalpt_BR
dc.subjectInternal communication.pt_BR
dc.subjectParadigm of Complexity.pt_BR
dc.subjectOrganizational culture.pt_BR
dc.subjectInformal communicationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
dc.titleComunicação interna e complexidade: uma perspectiva dos públicos internos como sujeitos comunicacionais e legitimadores da organizaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Comunicação (Dissertações)



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