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Tipo: Dissertação
Título: Educação permanente e suas interfaces com as condições sensíveis à atenção primária
Autor(es): Silva, Charlene Ester Machado
Primeiro Orientador: Friedrich, Denise Barbosa de Castro
Membro da banca: Silva, Kênia Lara
Membro da banca: Farah, Beatriz Francisco
Resumo: Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa que empregou como referencial teórico-metodológico a hermenêutica dialética. Teve como objetivo geral analisar o processo de Educação Permanente realizado pelos enfermeiros da Atenção Primária à Saúde e suas interfaces com as Condições Sensíveis à Atenção Primária. A Atenção Primária à Saúde tem papel fundamental na ordenação das redes de atenção, na gestão e coordenação do cuidado ao usuário, buscando a resolubilidade de suas ações. Esta pode estar comprometida quando não há um atendimento eficiente às condições consideradas sensíveis à atenção primária. Entre os fatores envolvidos, a educação permanente vem como uma ferramenta para auxiliar os profissionais no manejo dessas condições e o enfermeiro está inserido nesse contexto como profissional atuante no que diz respeito à prestação da assistência, à gestão e ao desenvolvimento da Educação Permanente junto a sua equipe. Participaram da pesquisa 14 enfermeiros atuantes na Atenção Primária no município de Juiz de Fora - MG. Os dados encontrados foram analisados a partir de duas categorias: 1ª) Assistência na Atenção Primária à Saúde e Internações Hospitalares; 2ª) Educação: ferramenta para lidar com as Condições Sensíveis à Atenção Primária. Os resultados apontaram que a maior causa de internações na área de abrangência dos enfermeiros está relacionada a doenças crônicas que figuram entre as Condições Sensíveis à Atenção Primária e que, grande parte delas, poderia ser evitada. Os enfermeiros reconhecem o processo de educação permanente como ferramenta para interferir nas ocorrências dessas hospitalizações, porém as práticas realizadas por eles se aproximam mais da educação continuada com a atualização de técnicas e repasse de informações e não há um espaço específico para realização da Educação Permanente. Assim, a associação entre Condições Sensíveis à Atenção Primária e Educação Permanente ainda é muito frágil. A Educação Permanente, apesar de ser considerada ferramenta importante para apoiar os profissionais no atendimento e manejo das Condições Sensíveis à Atenção Primária, ainda não apresenta grande impacto em relação a essas condições.
Abstract: This is a descriptive qualitative study that employed as theoretical and methodological hermeneutics-dialectics. We aimed to analyze the permanent education process carried out by nurses of Primary Health Care and its interfaces with ambulatory care sensitive conditions. The Primary Health plays a key role in the ordering of care networks, management and coordination of care to users seeking the resoluteness of their actions. The resoluteness may be compromised when there is not an efficient service to ambulatory care sensitive conditions. Among the factors involved, permanent education comes as a tool to assist professionals in the management of these conditions and the nurse is inserted in this context as a professional acting concerning the provision of assistance, the management and development of permanent education at its team. The participants were fourteen nurses working in primary health care in the city of Juiz de Fora - MG. The data were analyzed from two categories: 1st) Assistance in Primary Health and Hospitalization; 2nd) Education: tool for dealing with ambulatory care sensitive conditions. The results showed that the major cause of hospitalizations in the catchment area of the nurses is related to chronic diseases among the ambulatory care sensitive conditions and that most of them could be avoided. Nurses recognize the process of permanent education as a tool to interfere in the occurrence of these hospitalizations, but the practices carried out by they are closer to the continuing education to update techniques and transfer of information and there is not a specific space for realization of permanent education. Thus, the association between ambulatory care sensitive conditions and permanent education is still very subtle. The permanent education although considered important tool to support professionals in the care and handling of ambulatory care sensitive conditions, yet has not a great impact in relation to these conditions.
Palavras-chave: Atenção primária à saúde
Educação permanente
Enfermagem
Hospitalização
Primary health care
Continuing education
Nursing
Hospitalization
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Enfermagem
Programa: Programa de Pós-graduação em Enfermagem
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3178
Data do documento: 14-Out-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Enfermagem (Dissertações)



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