Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3164
Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mariacristinademelo.pdf1.65 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Tipo: Dissertação
Título: De acontecimento literário a produto de exportação: uma leitura comparativa entre as duas edições de Cidade de Deus
Autor(es): Melo, Maria Cristina de
Primeiro Orientador: Silva, Teresinha Vânia Zimbrão da
Second Advisor: Oliveira, Marcos Vinícius Ferreira de
Membro da banca: Pereira, Édimo de Almeida
Membro da banca: Rocha, Enilce do Carmo Albergaria
Resumo: Este trabalho pretende analisar comparativamente as duas edições do romance Cidade de Deus, de autoria de Paulo Lins, publicadas respectivamente em 1997 e 2002. Essa comparação se justifica, devido aos cortes expressivos realizados na segunda versão. Procuramos, então, discutir de que forma tais cortes influenciaram a percepção estética e ideológica desta versão. Para este fim, utilizamos uma abordagem sociológica, fundamentada nas considerações de Pierre Bourdieu e do sociólogo brasileiro Jessé de Souza, autores que refletiram sobre as estratégias de dominação simbólica no contexto das sociedades modernas capitalistas. O pensamento desses autores nos permitiu debater nuances distintas de significado do processo de favelização urbana no Brasil que podem ser apreendidas nas duas edições de Cidade de Deus, bem como refletir sobre as relações entre mercado e literatura.
Abstract: This paper aims at comparing the two editions of City of God, novel written by Paulo Lins, published respectively in 1997 and 2002. This comparison is justified by the significant cuts in the second version. We try to discuss how these cuts influenced the aesthetic and ideological perception of this version. For this purpose, we use a sociological approach, based on the considerations of Pierre Bourdieu and Jesse de Souza, authors who reflected on the strategies of symbolic domination in the context of modern capitalist societies. The thinking of these authors has allowed us to not only discuss different shades of meaning in the formation of slums in Brazil, which can be noticed in the two editions of City of God, but also reflect on the relationship between market and literature.
Palavras-chave: Literatura brasileira
Cidade de Deus
Sociologia
Favelização
Arte
Mercado
Brazilian literature
City of God
Sociology
Slums
Art
Market
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Sigla da Instituição: UFJF
Departamento: Faculdade de Letras
Programa: Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3164
Data do documento: 26-Set-2016
Aparece nas coleções:Mestrado em Letras - Estudos Literários (Dissertações)



Os itens no repositório estão protegidos por licenças Creative Commons, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.