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Type: Dissertação
Title: O processo de escolha de gestores escolares na rede estadual de ensino do Amazonas: problematizações e possibilidades
Author: Mattos, Marcilene de Almeida
First Advisor: Franco, Denise Vieira
Referee Member: Santos, Núbia Aparecida Schaper
Referee Member: Oliveira, Rita de Cássia
Resumo: A presente dissertação teve por finalidade analisar o processo de escolha de gestores escolares da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, que acontece por meio da indicação técnica e política. No entanto, conforme estabelecido no Art. 206 da Constituição Federal de 1988, a educação, deve ser pautada no princípio democrático o que não se enxerga nesse modelo. Também se destaca que os critérios adotados para a escolha, pontuados na Resolução do Conselho Estadual de Educação do Amazonas, nem sempre são obedecidos pelos atores responsáveis pelo processo. Para subsidiar essa análise, foi utilizada da como metodologia a pesquisa qualitativa com uso da entrevista como instrumento. Realizou-se ainda pesquisa documental, levantando registros e instrumentos normativos e bibliográficos, tendo como principais referenciais teóricos obras de Heloísa Lück, Henry Mintzberg e Vitor Paro. Também foram realizadas pesquisas comparativas acerca do processo de escolha de gestores escolares de cinco estados brasileiros, quais sejam: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Tocantins, que utilizam modelos de escolhas de gestores de escolas distintos ao que acontece no Amazonas. Essas pesquisas serviram de embasamento para a criação de uma proposta de processo de seleção de gestores escolares para a Rede Estadual de Ensino do Amazonas, sendo contemplados critérios técnicos, definição de perfil e competência profissional, englobando o conhecimento e as habilidades técnicas do candidato a gestor de escola. Concluindo então que, o processo de escolha de gestores escolares da Rede Estadual de Ensino do Amazonas, que é por indicação, no que se refere aos procedimentos atuais, há formas diversas para essa escolha, sendo que na Capital os gestores ao serem indicados são entrevistados, porém para as escolas do Interior, os procedimentos diferem do que acontece na Capital, incorrendo em despadronização do processo.
Abstract: This theses aims to analyze the process of choosing school managers of the Rede Estadual de Ensino do Amazonas, which happens through technical and political statement. However, as set out in Art.206 of the Federal Constitution of 1988, the education should be regulated on the democratic principle, something that it does not see on this model. Also emphasizes that the criteria adopted for the selection, punctuated by the Resolução do Conselho Estadual de Educação do Amazonas aren’t Always obeyed by the responsible by the process. To support this analysis, it was used, as methodology, the qualitative research with use of interview as a instrument of research. A documentar research was also conducted, raising records, and bibliographic and normative instruments and it’s main theoretical references from Works of Heloisa Luck, Henry Minzberg and Vitor Paro. It was also carried out comparative research on the process of choosing school managers of five brazilian states that are: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro and Tocantins using different models of school manager choosing that in Amazonas. Such researches served as the basis for the creation of a proposal for school managers selection process for the Rede Estadual de Ensino do Amazonas, covering the knowledge and the candidate’s technical skills for school management. Concluding, the process of choosing school managers of the Rede Estadual de Educação do Amazonas, which is by appointment, with regard to current procedures, there are several ways for that choice, and in the Capital, managers to be appointed are interviewed, but for schools of Interior, the procedures differ from what happens in the capital, incurring no standardization of the process.
Keywords: Gestão escolar
Escolha de gestor escolar
Competência profissional
School management
School manager choosing
Professional competence
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::ENFERMAGEM
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Institution Initials: UFJF
Department: Faculdade de Educação
Program: Mestrado em Gestão e Avaliação em Educação Pública
Access Type: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/3145
Issue Date: 10-Dec-2015
Appears in Collections:Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública (Dissertações)



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